Em documento, Fifa sugere prorrogação de contrato de jogadores

Agência de notícias teve acesso ao registro que será discutido nesta quinta-feira. Além das questões contratuais, entidade também pretende postergar a janela de transferências

imagem cameraFifa irá discutir questões dos contratos dos jogadores (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)
Avatar
Lance!
Manchester (ING)
Dia 26/03/2020
10:58
Atualizado em 26/03/2020
11:17
Compartilhar

De acordo com um documento oficial da Fifa, os contratos de técnicos e jogadores que teriam término de contrato nos próximos meses irão ser estendidos até o final da temporada que ainda não possui data para recomeçar, de acordo com a agência de notícias “Reuters”. O registro foi apresentado ao Grupo de Trabalho sobre Coronavírus da entidade. O assunto será discutido em reunião nesta quinta-feira.

O documento também recomenda que as datas das janelas de transferências também sejam alteradas para estarem de acordo com o novo calendário e incentiva clubes e jogadores a encontrarem soluções para os pagamentos de salários durante o tempo em que o futebol estiver parado.

A principal sugestão para o Grupo de Trabalho diz que “onde um contrato deve expirar na data final original de uma temporada, essa expiração deve ser prorrogada até a nova data final da temporada”. A Fifa criou o coletivo no dia 18 de março e também diz em comunicado que “avaliará a necessidade de emendas ou dispensas temporárias do Regulamento da Fifa sobre Status e Transferências de Jogadores para contratos de jogadores e clubes e ajustar o período de registro de atletas”.

O registro também abordou questões sobre o atraso do início da data para futuras transações e o fato de algumas competições nacionais terminarem antes de outras devido a situação específica de cada país.

- No caso de temporadas sobrepostas e/ou períodos de inscrições, a menos que todas as partes concordem, será dada prioridade ao ex-clube para concluir sua temporada com a equipe original, a fim de garantir a integridade de um campeonato nacional.

O pagamento de transferências entre os clubes também deve ser prorrogado até a nova data de início das ligas. O Grupo de Trabalho também irá examinar as questões de responsabilidades dos clubes de pagarem seus funcionários enquanto as competições permanecem suspensas. Por fim, é recomendado que a Fifa use o recém criado Fundo para Jogadores Profissionais para ajudar a aliviar as dificuldades enfrentadas pelas equipes.

Siga o Lance! no Google News