O Real Madrid pode ser o clube com a temporada mais longa em 2024-25 no futebol europeu. Como se o alto volume de jogos, que pode chegar aos 72 em junho de 2025, não bastasse, o elenco tem mais uma reclamação: o horário das partidas fora de casa. De acordo com o "Diário As", de Madri, clube e jogadores têm demonstrado muita insatisfação com a rotina extenuante dos jogos longe da capital.
➡️ Atacante do Barcelona sofre lesão e vira desfalque para jogo decisivo
Até a decisão da Copa Intercontinental, contra o Pachuca, em Doha, a equipe só tinha disputado um jogo fora de casa antes das 21h (de Madri). A principal reclamação do elenco tem relação com a rotina dos jogadores após as partidas: é preciso jantar, treinar, fazer fisioterapia... e voltar para casa em Madri. De acordo com o portal, os jogadores estariam "cansados de chegar às 3h, isto quando têm sorte". Internamente, surgem brincadeiras do tipo: "Contra quem será o próximo jogo às 21h?".
No calendário espanhol, a única visita do time da capital espanhola anterior ao horário foi diante do Leganés, no Estádio Municipal de Butarque, situado na província madrilenha. Confira a lista das 13 viagens do elenco em 2024-25:
21h: Atalanta x Real Madrid - Supercopa da Europa
21h30: Mallorca x Real Madrid - La Liga
21h30: Las Palmas x Real Madrid - La Liga
21h: Real Sociedad x Real Madrid - La Liga
21h: Atlético de Madrid x Real Madrid - La Liga
21h: Lille x Real Madrid - Champions League
21h: Celta de Vigo x Real Madrid - La Liga
18h30: Leganés x Real Madrid - La Liga
21h: Liverpool x Real Madrid - Champions League
21h: Athletic Bilbao x Real Madrid - La Liga
21h: Girona x Real Madrid - La Liga
21h: Atalanta x Real Madrid - Champions League
21h: Rayo Vallecano x Real Madrid - La Liga
20h : Pachuca x Real Madrid - Copa Intercontinental
O calendário de jogos à noite no esporte de alto rendimento parece ser uma pauta pouco debatida na atualidade. O desgaste com a rotina é tão grande que Carlo Ancelotti tem reduzido a intensidade dos treinamentos após as partidas à noite. Vale lembrar que o elenco merengue tem lidado com diversas lesões no decorrer da temporada, como, por exemplo, os graves casos de Éder Militão e Dani Carvajal, ambos fora de combate até o fim de 2024-25.
Internamente, não há esperança de que a situação vá melhorar, afinal, o primeiro jogo do time em 2025 será justamente às 21h da noite, contra o Valencia, em jogo atrasado pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol. A única pausa na sequência cansativa está prevista para o dia 6 de janeiro, quando os Blancos enfrentarão o Deportivo Minera, pela Copa do Rei, às 19h.