Em alta, Chelsea dribla crise e indica que pode ir longe na temporada

Blues engatam sequência invicta marcada pela ofensividade do novo treinador

Escrito por Rafael Lopes, supervisionado por

As expectativas do Chelsea na temporada não eram muito altas. Elenco inflado e altas cifras pagas em contratações foram algumas das questões enfrentadas pelo clube, porém, dentro de campo, os Blues demonstram que o futuro pode ser promissor. E grande parte da esperança, digna de um time que não é derrotado há mais de um mês, se deve ao trabalho orquestrado por Enzo Maresca.

➡️ Quais times ingleses mais gastaram dinheiro com compra de jogadores? Confira o top-10

O Chelsea de Enzo Maresca

Discípulo de Pep Guardiola, o italiano de 44 anos assumiu o Chelsea com uma missão bem maior que conquistar vitórias: implementar uma identidade de jogo própria e eficiente. O trabalho bem-sucedido no Leicester dava as credenciais de um futebol ofensivo, retrato do início de 2024-25 animador no Stamford Bridge.

De início, os atletas aparentam ter compreendido as ideias do comandante por completo e os frutos são vistos na sequência positiva de seis jogos do time. Nas últimas quatro partidas, o Chelsea registra média de quatro gols por jogo, em atuações ofensivamente convincentes.

João Félix, atacante do Chelsea, em ação contra o Gent (Foto: Glyn Kirk/AFP)

O triunfo contra o Gent, da Bélgica, na última quinta (3) demonstrou que a influência de Maresca é refletida no elenco, e não apenas entre os titulares. Na primeira rodada da Conference League, os reservas da equipe demonstraram perfeitamente os pressupostos do estilo de jogo, como a pressão alta sem a posse de bola e a construção com três jogadores na primeira linha.

Os Blues chegam de temporadas seguidas de pouco sucesso. Em 2023-24, o time só conquistou vaga na Conference League após uma arrancada na reta final, e em 2022-23, a 12ª colocação na tabela representou um dos grandes fracassos da história recente do clube. Ainda é cedo, porém, os atuais resultados e o desempenho em campo demonstram que o ano pode ser diferente em Londres.

Em quarto lugar na Premier League, o Chelsea retorna aos gramados ingleses no próximo domingo (6) para encarar o Nottingham Forest. O momento da equipe é ótimo: são quase dois meses sem derrota na Premier League. Mais um resultado positivo ampliaria ainda mais a moral da equipe na temporada antes da Data Fifa de outubro.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Siga o Lance! no Google News