Louis van Gaal, ex-técnico da seleção holandesa, afirmou ao canal de TV "NOS" nesta segunda-feira (25) que treinar o Ajax "não é uma opção". O treinador de 72 anos recusou a oferta do clube de Amsterdã por estar em um tratamento contínuo contra um câncer de próstata. Aposentado desde a Copa do Mundo do Qatar, Van Gaal foi visto pela diretoria do Ajax como o nome ideal para salvar o clube da crise.
No último domingo (24), o Ajax perdia o clássico contra o Feyenoord por 3 a 0 em casa, quando a torcida resolveu protestar contra o momento ruim do clube, atirando copos e sinalizadores no gramado da Johan Cruyff Arena. Por conta das manifestações, o "De Klassieker" foi suspenso pela arbitragem.
+ Após gol brasileiro, duelo entre Ajax e Feyenoord é interrompido por sinalizadores no gramado
Van Gaal é um ídolo do Ajax e conquistou diversos títulos pelo clube entre 1991 e 1997, dentre eles a Uefa Champions League na temporada 1994/95. Para Rafael van der Vaart, ex-jogador do clube de Amsterdã e comentarista na Holanda, Van Gaal seria o nome perfeito para o trabalho e citou que, mesmo longe da área técnica, o ex-treinador pode ajudar.
- A sua saúde não lhe permite ter um emprego a tempo integral. Então, em princípio, isso é um não. Mas ele certamente pode dar conselhos. Ele entende de futebol. Na minha opinião ele é o homem ideal para ajudar a salvar o Ajax - declarou Van der Vaart.
Após a saída de Erik ten Hag, que foi para o Manchester United, o Ajax não se recuperou e está longe de viver um bom momento. Na última temporada, a equipe terminou sua campanha na Eredivisie (Campeonato Holandês) na 3ª posição e ficou de fora da Uefa Champions League pela primeira vez em 13 anos.