Em jogo emocionante e com herói improvável, Verona vence Spezia fora de casa e fica na primeira divisão da Itália
Na partida de play-offs contra o rebaixamento, Spezia perde em casa e amarga rebaixamento; Hellas Verona permanece na Série A
O Hellas Verona venceu o Spezia por 3 a 1 no Stadio Alberto Picco em partida válida pelo play-off contra o rebaixamento no Campeonato Italiano. Com o resultado, o time visitante permaneceu na primeira divisão da Itália, enquanto os mandantes amargaram a queda para a Série B. Faraoni e Ngonge (duas vezes) marcaram para o Verona, enquanto Ampadu anotou o único gol do Spezia.
A partida aconteceu graças ao retorno de uma antiga regra do Campeonato Italiano, o "spareggio". Spezia e Hellas Verona terminaram a competição empatados em número de pontos (31 somados para ambos) na 17ª e na 18ª posição, respectivamente. A igualdade em pontuação requisitou a disputa de um jogo de play-off, onde o vencedor foi premiado com a permanência na primeira divisão e o time derrotado caiu para a segunda.
+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT
O JOGO
Com muita coisa em jogo, a partida começou com tudo. O Hellas Verona abriu o placar com Faraoni logo aos cinco minutos; o lateral aproveitou o passe de Lazovic e soltou o pé, contando com o desvio contra de Ampadu, 1 a 0. Contudo, 10 minutos depois, o próprio Ampadu deixou tudo igual para o Spezia, que finalizou, também com desvio, para encobrir o goleiro do Verona, 1 a 1.
Aos 25, o Verona fez uma boa jogada dentro da área adversária e Ngonge recolocou a equipe visitante na frente, 2 a 1. E novamente Ngonge ampliou para o Hellas; aos 37 minutos, o belga recebeu cara a cara com o goleiro e bateu de canhota, para dar números finais ao confrontos e garantir seu time na primeira divisão do futebol italiano.
LOUCURA!
O segundo tempo no Alberto Picco compensou a falta de gols com muitas emoções. Aos 23 minutos da etapa final, Shomurodov tocou para encobrir o goleiro e a bola tinha endereço certo para diminuir para o Spezia. Mas Faraoni, autor do primeiro gol, partiu em velocidade e evitou o gol do time da casa ao dar um tapa na bola. O árbitro expulsou o lateral, que sequer contestou o cartão vermelho, e deixou o gramado.
Na cobrança do pênalti, Nzola bateu mal e o goleiro Montipò defendeu, se sagrando como um dos heróis da permanência do Verona na primeira divisão italiana. Para completar o clima caótico da partida, na etapa final o jogo chegou a ser paralisado por alguns minutos por conta de sinalizadores acesos por ambas as torcidas.