Endrick supera críticas e mira titularidade do Real Madrid com lições aprendidas no Palmeiras

Mentores do atacante no Verdão revelam segredos para o ótimo início na Europa

Escrito por e

O início de Endrick no Real Madrid (Espanha) é avassalador. Com dois gols em cinco jogos, o atacante deu na última terça-feira (17), uma demonstração de todo o seu potencial ao marcar e garantir a vitória do clube espanhol diante do Stuttgart (Alemanha), pela primeira rodada da Uefa Champions League.

➡️ Endrick já quebrou recordes no Real Madrid, no Palmeiras e na Seleção Brasileira; confira lista

Com pouco mais de um mês na Europa, o crescimento do atacante vem na hora certa. Não apenas por se tratar de início de temporada, momento em que os times ainda buscam uma formação ideal e o jovem pode buscar um espaço entre os titulares, mas também pelo momento complicado que atravessava.

Recentemente, Endrick foi alvo de críticas e piadas por conta de declarações polêmicas. Após a eliminação do Brasil na Copa América, por exemplo, o atacante afirmou que os jogadores abriram mão das férias para jogar a competição, frase que foi interpretada como se os jogadores estivessem prestando um favor ao país, jogando sem amor.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Em outra ocasião, o jovem virou motivo de chacota na internet, e até entre outros jogadores, alguns com passagem pela Seleção, como Thiago Silva e Richarlison. O motivo: o brasileiro afirmou que prefere Bellingham, seu companheiro de equipe, a Neymar, referência na amarelinha, em entrevista a um influenciador digital. A fala de que o inglês Bobby Charlton era seu ídolo de infância também repercutiu negativamente.

Endrick chegou ao Real Madrid em julho e já brilha pelo clube (Foto: Javier Soriano / AFP)

No fim de agosto, uma matéria do jornal espanhol "As" afirmava que Endrick poderia buscar um empréstimo já no final do ano caso não tivesse oportunidades no Real Madrid. Os gols, recordes quebrados e uma fala recente do técnico Carlo Ancelotti, no entanto, transformam a matéria em mera especulação.

- Ele vai ser titular em algum dos próximos jogos e será titular em muitas partidas do Real Madrid. A qualidade que ele tem deixa isso bem óbvio. É um garoto humilde, que fala pouco e trabalha muito. Isso me agrada bastante - disse o italiano.

Quem conhece Endrick desde a infância não se espanta com o seu início no Velho Continente. João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras e responsável por levar o jogador para o clube, afirmou à reportagem que jogos decisivos servem de combustível para o atacante.

- Ele não tem surpresa, desde que chegou ao Palmeiras. Ele quebrava recorde em cima de recorde, nas categorias mais velhas, principalmente. Ele sempre foi iluminado: em toda final era gol, todo jogo importante aparecia, decisivo. E ele gosta disso - afirmou.

Jogos decisivos são um combustível para Endrick, segundo o coordenador das categorias de base do Palmeiras, João Paulo Sampaio (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Eduardo Alemão, primeiro técnico de Endrick no Verdão, ainda nas categorias sub-11 e sub-13, lembrou um destes gols em finais. A jogada em questão foi um gol de bicicleta na final do Paulistão sub-11, em 2017, quando o Palmeiras perdia fora de casa.

O treinador definiu o lance decisivo como "maravilhoso" e revelou de onde vem a "estrela" do atacante, que costuma arriscar - e acertar - lances que desafiam a lógica. Prova disso é o gol marcado na Champions League. No lance, Endrick tinha dois companheiros passando em melhor condição, mas optou por arriscar o chute de fora da área.

- O medo tem o poder de nos travar e, acima de tudo, anula nosso improviso e criatividade. Vejo que o Endrick não tem medo de nada e nem de ninguém - afirmou Alemão, que não se surpreendeu com o início do brasileiro no futebol europeu.

- Em todos os momentos, categorias e campeonatos que foi desafiado, ele sempre surpreendeu e superou as expectativas. Não está sendo diferente agora.

"Endrick arrisca o diferente porque não tem medo de nada e nem de ninguém", segundo Eduardo Alemão, o primeiro técnico do atacante no Palmeiras (Foto: Sergei GAPON / AFP)

O treinador também exaltou a capacidade que Endrick tem para superar críticas e atender às expectativas dos torcedores, algo que está acostumado desde a chegada ao Palmeiras. Para Alemão, o segredo está nas relações familiares, além de um cuidado especial no futebol.

- Não temos a certeza do quanto fica machucado e triste com o lado negativo da fama. Porém, é impressionante a sua capacidade de levantar cada vez mais forte. Nada supera a atenção, o carinho e o amor nas relações da vida e, consequentemente, no futebol. Endrick também tem uma família com uma história de vida de muita superação, sua fé é inabalável.

O próximo jogo de Endrick pelo Real Madrid deve acontecer neste sábado (21), às 16h (hora de Brasília), pela sexta rodada de La Liga, diante do Espanyol no Estádio Santiago Bernabéu.

Siga o Lance! no Google News