Entenda por que torcedores do PSG prometeram ‘cortar os dedos’ de Vlahovic

Atacante sérvio interessa ao PSG, mas ultras franceses se posicionam contra vinda do jogador

Escrito por

Na última segunda-feira, um grupo de torcedores do Paris Saint-Germain fez um protesto contrário à contratação do atacante Dusan Vlahovic, que pertence à Juventus. A manifestação se deu pelo interesse do PSG no jogador sérvio, que é rejeitado pelos ultras franceses por motivações políticas. No protesto, o grupo levou uma faixa, na qual ameaçavam cortar "três dedos" do atleta.

ENTENDA O CASO
Toda a polêmica começou no ano de 2021. Pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, a Sérvia venceu Portugal e, após o jogo, Vlahovic posou para uma foto que causou controvérsia, ao lado de Stefan Mitrovic e Filip Kostic. Na fotografia, os jogadores usam uma camisa com uma imagem contendo o território de Kosovo com a bandeira da Sérvia.

Vlahovic faz gesto com os dedos e utiliza camisa contra Kosovo (Divulgação / Dušan Vlahović)

Kosovo é um país reconhecido pela ONU, mas não pelos sérvios. O território conseguiu sua independência da Sérvia em 2008, que nunca foi reconhecida de forma unânime. A região da antiga Iugoslávia, que se dissolveu com o fim da União Soviética em 1991, é marcada por conflitos étnicos e territoriais.

O GESTO COM OS DEDOS: AMEAÇA DOS ULTRAS
Além da camisa, Vlahovic fez um gesto com os dedos (que foi citado no protesto dos ultras do PSG), conhecido como "saudação Kühnen", associado a grupos ultranacionalistas da Europa. O gesto em questão foi criado por Michael Kühnen, antigo líder neonazista alemão falecido em 1991, para disfarçar a antiga saudação nazista.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Diante deste cenário, um grupo de torcedores do PSG é totalmente contrário a uma possível contratação de Vlahovic para o clube francês. Na última temporada pela Juventus, o sérvio anotou 14 gols em 42 partidas.

Siga o Lance! no Google News