Deu zebra! O Everton venceu o Arsenal por 1 a 0 neste sábado no Goodison Park, em jogo que valeu pela 22ª rodada da Premier League. O único gol da partida foi marcado no segundo tempo pelo zagueiro Tarkowski. Foi apenas a segunda derrota do time de Mikel Arteta na atual edição do Campeonato Inglês e a primeira vitória da equipe de Liverpool desde outubro de 2022.
Com o resultado, os Toffees respiram na estreia do técnico Sean Dyche e deixam, momentaneamente pelo menos, a zona de rebaixamento. Por sua vez, o Arsenal segue na liderança do campeonato, mas o vice-líder Manchester City pode encostar e reduzir a vantagem dos Gunners para dois pontos.
DOMÍNIO INESPERADO
Na zona do rebaixamento e de técnico novo, o Everton surpreendeu o Arsenal no primeiro tempo e intensificou uma pressão sobre o líder do campeonato. E quando estava sem a bola, o dono da casa dobrava a marcação, dificultando a construção dos Gunners, que conseguiram controlar a posse de bola, mas sem ímpeto.
A melhor chance dos comandados de Mikel Arteta veio somente aos 39 minutos da etapa inicial. Saka recebeu bola alçada e tocou de chapa, venceu o goleiro Pickford mas o zagueiro Coady conseguiu salvar praticamente sobre a linha do gol. E nos acréscimos, Calvert-Lewin quase abriu o placar para o Everton após cabeçada perigosíssima, aos 47.
+ Veja a tabela da Premier League 2022/23
POUCA INSPIRAÇÃO
A primeira oportunidade do Arsenal no segundo tempo veio aos 12 minutos. Nketiah recebeu pela esquerda, ganhou na jogada individual e buscou Odegaard, mas o norueguês finalizou muito forte e isolou.
RECOMPENSADO
Aos 15, veio o gol do Everton. E da forma que mais combina com o estilo do novo técnico dos Toffees, Sean Dych. Após cobrança de McNeil, Tarkowski subiu bonito no escanteio e testou para o fundo do gol, sem chances para o goleiro Ramsdale, relembrando os tempos de Burnley.
PRESSÃO INEFICAZ
O Arsenal, que não está acostumado a derrotas na temporada 2022/23, intensificou seus esforços para, ao menos, não perder a longa invencibilidade de 13 jogos na Premier League. Mas foi em vão e o gol de Tarkowski definiu o resultado. Pela primeira vez desde setembro, o Arsenal sofreu uma derrota no campeonato.
AGENDA
O Everton terá o Liverpool pela frente em um clássico que promete fortes emoções na segunda-feira da semana seguinte, às 17h (de Brasília), no Anfield, pela 23ª rodada da Premier League. Por sua vez, o Arsenal buscará recuperação no Inglês contra o Brentford, em casa, no próximo sábado ao 12h (de Brasília).