Federação Russa entra com ação contra banimentos de clubes e seleções

Entidade contesta decisões de Fifa e Uefa, que acarretaram na exclusão da seleção da repescagem da Copa do Mundo. Spartak Moscou ficou fora da Europa League

imagem cameraRússia tenta reverter punição da Fifa em apelação ao TAS (Foto: JONATHAN NACKSTRAND / POOL / AFP)
Avatar
Lance!
Lausanne (SUI)
Dia 08/03/2022
15:30
Atualizado em 08/03/2022
15:54
Compartilhar

Após o banimento de clubes e seleções no âmbito internacional, a Federação Russa de Futebol (RFU) entrou com uma ação na Corte Arbitral do Esporte (CAS) para tentar assegurar a continuidade destas equipes nos torneios em que estavam. O motivo da suspensão foi a guerra entre russos e ucranianos no Leste Europeu.


A medida imposta por Fifa e Uefa, que acarretou na exclusão da Rússia das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, além da retirada do Spartak Moscou da Europa League, foi vista como "violação de todos os padrões e princípios" pela RFU. Esta é a última instância que a federação pode recorrer.

+ Veja a tabela das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022

Inicialmente, a Fifa havia imposto sanções contra os russos como jogo em campo neutro nas Eliminatórias para o Mundial, além das penas de não ter torcedor, não poder tocar o hino da Rússia e também não jogar sob a bandeira do país. Com a pressão externa, a entidade voltou atrás e aplicou punição mais rígida.

+ Fifa confirma suspensão de contratos: veja bons sul-americanos que jogam na Ucrânia e na Rússia

A Rússia enfrentaria a Polônia no dia 24 de março, em Moscou, pela semifinal dos playoffs das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Nesta terça-feira, a Fifa decidiu pela classificação do time de Robert Lewandowski para enfrentar Suécia ou República Tcheca. A situação, entretanto, está longe de um fim.

Siga o Lance! no Google News