Futebol na Holanda pode recomeçar antes da data prevista pelo governo
Em videoconferência com dirigentes da federação e clubes, ministro dos esportes pediu o planejamento de um protocolo para antecipar o retorno às atividades, previsto para 1/9
O ministro dos esportes da Holanda, Martin van Rijn, disse para uma TV local, após uma videoconferência com a Federação da Holanda, que o futebol no país pode ser reativado antes do prazo previsto pelas autoridades de saúde, que é o dia 1/9.
- Tudo dependerá do protocolo de segurança. Este estudo foi o que eu pedi à federação que planejasse. Assim, poderemos avaliar o que é possível e o que não é - disse o ministro após o papo com os dirigentes, para em seguida completar:
- Se a federação elaborar um plano, ele será enviado à equipe de gerenciamento de pandemia.
Há três semanas, o primeiro-ministro Mark Rutte proibiu os jogos de futebol na Holanda e definiu 1/9 como uma data-base para o reinício das atividades para a temporada 2020/21. Isso levou a federação a cancelar o campeonato nacional. E sem campeão (Ajax e AZ Alkmaar disputavam cabeça a cabeça a liderança).
A federação e os clubes buscam retomar os treinos e jogos antes do previsto para evitar problemas no calendário. Historicamente, a Primeira Divisão tem o seu início acontecendo no mês de agosto.