Cruzamento na área, Gil domina e, de esquerda, toca na saída do goleiro. Assim foi o terceiro gol do Shandong Luneng, quando o jogo estava empatado em 2 a 2, diante do Jiangsu Suning. Foi o segundo seguido do zagueiro, que tinha deixado o seu na última rodada, nos 2 a 0 frente ao Changchun Yatai, na sexta-feira.
Com o triunfo, o Shandong garantiu a terceira posição na Liga da China, com uma rodada para o término da competição, carimbando uma vaga na pré-fase da próxima Liga dos Campeões da Ásia. Foi o oitavo gol de Gil pelo clube, o quinto nesta temporada. Ele supera os sete gols anotados pelo Corinthians, também em três anos de clube.
- Não é a principal função do zagueiro, mas fazer gol é sempre bom. É o momento que todos param para ver no futebol. Marcar da maneira que foi, em uma situação de igualdade, diante de um adversário bem posicionado (quinto lugar) na tabela, é motivo de ainda mais alegria. Fico feliz em poder ajudar dessa maneira e desta vez com um gol diferente, já que na maioria das vezes acabo fazendo de cabeça - analisou o camisa 4:
- Brigamos até poucas rodadas atrás pelo título, fizemos um grande campeonato e fomos coroados com essa vaga. Tivemos todo tempo na parte de cima da tabela, inclusive em algumas momentos na liderança. Agora é terminar a competição no próximo fim de semana e depois já voltar todas as forças para a final da Copa da China - finalizou o brasileiro.
Com 37 gols sofridos, o Shandong Luneng tem a quarta defesa menos vazada da competição. A equipe volta a campo no domingo, diante do Shanghai Shenhua, fora de casa, pela última rodada da competição local.
Nos próximos dias 25 e 30, diante do Beijing Guoan, a equipe de Gil disputará a decisão da Copa da China.