A Uefa Champions League se acostumou com a presença e o brilho de grandes jogadores brasileiros ao longo de sua história. Contudo, a final da edição 2022/23 entre Manchester City e Inter de Milão terá a presença de apenas um atleta nascido no Brasil, o goleiro Ederson, dos Citizens. Para efeitos de comparação, sete brasileiros estiveram em campo na última decisão, entre Liverpool e Real Madrid: Alisson, Fabinho, Roberto Firmino, Casemiro, Vini Jr, Rodrygo e Éder Militão.
O jogador, nascido em Osasco (SP), chegou ao Manchester City em 2017 cercado de desconfianças. Contratado junto ao Benfica, Ederson falhou em seus primeiros jogos e foi alvo de críticas da imprensa britânica. Contudo, o técnico Pep Guardiola confiou no brasileiro e sempre bancou sua contratação. Pouco a pouco, Ederson se firmou no gol dos Sky Blues.
+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT
Logo de cara, em sua primeira temporada no Manchester City, Ederson foi campeão da Premier League 2017/18. O brasileiro se tornou uma peça fundamental no esquema de um time que viria se tornar de vez uma potência no futebol inglês. Ederson possui um aproveitamento impressionante no jogo com os pés, crucial para Pep Guardiola.
E a história foi feita. O brasileiro foi titular no gol do City em todas as conquistas recentes do clube e busca a coroação de um trabalho inquestionável neste sábado em Istambul. Único representante do Brasil nesta final de Champions League, Ederson pode se tornar o quarto goleiro brasileiro a levantar a "Orelhuda", se juntando a Dida, Júlio César e Alisson.
Manchester City e Inter de Milão se enfrentam a partir das 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, Turquia. Para os ingleses, vale uma conquista inédita da competição, enquanto para os italianos, o tetracampeonato europeu de clubes.