Nos duelos desta quarta-feira, pela Liga dos Campeões, apenas a vaga na Liga Europa estará em jogo - ao menos no grupo G, que tem Real Madrid e Roma já classificados às oitavas de final, com 12 e nove pontos respectivamente. A equipe italiana não pode sequer almejar tirar a liderança dos espanhois: o primeiro critério de desempate é o confronto direto e os merengues venceram nas duas partidas (2 a 0 e 3 a 0).
O Real Madrid encara o CSKA Moscou, enquanto a Roma viaja para enfrentar o Viktoria Plzen. Ambos os duelos serão às 18h (horário de Brasília).
REAL MADRID X CSKA MOSCOU
Do lado merengue, o jogo desta quarta-feira será apenas para cumprir tabela. Líder do grupo com 12 pontos, o Real Madrid está classificado às oitavas de final desde a vitória sobre a Roma por 3 a 0. Perguntado sobre qual seriam as prioridades do clube espanhol, o treinador Santiago Solari garantiu que
- A nossa prioridade é o Espanhol (La Liga) ou a Liga dos Campeões? As duas são. E também a Copa do Rei e o Mundial de Clubes. Temos que seguir em todas as competições. Gosto de todas elas e essa deve ser nossa aspiração - disse o treinador.
Já o CSKA Moscou vai em busca da vitória e ao mesmo tempo torce por um tropeço do Viktoria Plzen, terceiro colocado da chave, diante da Roma. Ambas as equipes têm quatro pontos, mas o critério do confronto direto coloca os tchecos em vantagem na classificação em relação aos russos - houve um empate (2 a 2) e uma vitória do Plzen (2 a 1) sobre o CSKA Moscou.
- Sem fé em si mesmo e no seu time, você não pode entrar em campo. Está claro que chegamos aqui com esperança. A esperança é a última que morre. A principal tarefa é que no vestiário pós-jogo, nós olhemos nos olhos uns dos outros. As chances estão abertas com quaisquer rivais. Precisamos esperar e ver se eles irão se apresentar - disse o treinador Viktor Gancharenko na tradicional entrevista coletiva pré-jogo.
VIKTORIA PLZEN X ROMA
A 'missão Liga Europa' do Viktoria Plzen é mais tranquila que a do CSKA Moscou. Se tiverem o mesmo resultado do russos - seja esse positivo, negativo ou um empate -, os tchecos avançam ao torneio europeu graças ao critério de desempate do confronto direto. Esta seria a quinta participação do Plzen na competição nos últimos oito anos.
- Se formos à Liga Europa pela quinta vez nos últimos oito anos, será um enorme sucesso para o futebol de Pilsen - analisou o treinador Pavel Vrba.
A Roma já está classificada em segundo do grupo, mas o panorama geral não é dos melhores. O treinador Eusebio di Francesco vem sendo criticado especialmente pelo desempenho da equipe no Campeonato Italiano, em que a equipe giallorossa está em oitavo, com 21 pontos - 22 a menos que a líder Juventus. O empate cedido para o Cagliari no último fim de semana fez com que o clube antecipasse a concentração para o jogo contra o Plzen.
- Acredito no meu trabalho e no que estamos fazendo, mas precisamos mudar as coisas. Decidimos manter todos na concentração para descobrir as causas (dos problemas) e encontrar soluções - disse o técnico Di Francesco.