O jornal britânico "Daily Mail" informou, nesta quarta-feira, que a Football Association, entidade principal do futebol inglês, tem o sonho de contratar o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, para assumir a seleção nacional após a Eurocopa de 2024. Os mandatários esperam que o atual comandante, Gareth Southgate, peça demissão após o torneio e não siga para a Copa de 2026.
O trabalho com o atual treinador tem sido alvo de críticas pela falta de bons resultados. Em 2021, a equipe amargou o vice-campeonato na própria Eurocopa e, no ano seguinte, caiu para a França nas quartas de final do Mundial no Qatar. Tendo assumido a seleção em setembro de 2016, após a saída de Sam Allardyce, o ex-jogador de Crystal Palace e Aston Villa nunca convenceu os torcedores de fato e pode estar de saída após a disputa da competição continental.
A possibilidade de saída já era apontada desde antes da disputa da Copa do Mundo. Nomes como Eddie Howe (Newcastle), Graham Potter (então no Chelsea) e Mauricio Pochettino (sem clube à época) foram apontados e parecem seguir listados internamente, mas Pep Guardiola é o favorito da entidade. Quem também está na lista é Sarina Wiegman, treinadora da esfera feminina inglesa, que foi campeã da Eurocopa em 2022 e amargou o segundo lugar na Copa do Mundo Feminina para a Espanha.
O contrato atual de Guardiola com o City expira em junho de 2025. O comandante conduziu a equipe mancuniana à conquista da Tríplice Coroa em 2022-23, erguendo os troféus da Champions League, da FA Cup e da Premier League. A tendência é que o foco siga o mesmo para a temporada atual, mas a FA planeja "medir as águas" por uma chegada à seleção inglesa.
Em sete anos à frente dos Citizens, Pep conquistou em cinco oportunidades o Campeonato Inglês. Além disso, tem no currículo outros oito troféus nacionais, além de vencer a Champions e a Supercopa da Uefa em 2023.