Gündogan faz comparação entre Pep Guardiola e Xavi, do Barcelona, e conta as semelhanças entre os treinadores

Jogador trocou o clube inglês pelo espanhol após sete anos

Escrito por

Entre os problemas enfrentados pela realidade econômica, o Barcelona conseguiu a contratação de Ilkay Gündogan, desejo antigo do clube, sendo o principal reforço para a temporada. O jogador deixou o Manchester City, atual campeão da Champions League, após sete anos para viver o desafio no futebol espanhol.

Em entrevista ao jornal 'Mundo Deportivo', Gündogan foi perguntado sobre a semelhança entre o ex-treinador Guardiola e o atual, Xavi Hernández. Em resposta, o alemão foi claro ao comparar os dois treinadores, ressaltando a importância de ambos.

+ Ary Borges brilha, Brasil bate Panamá com tranquilidade e assume liderança do grupo na Copa do Mundo Feminina

- Você pode ver que é a mesma escola, que Pep influenciou Xavi e seu jogo. Claro, também a escola do Barça: posse de bola, não perder a bola, tentar criar, jogar com inteligência, encontrar espaço… Muitas das coisas que fazemos aqui são semelhantes ao que fizemos no City com Guardiola e isso também me dá uma vantagem, é mais fácil de se adaptar.

No Manchester City, sobretudo na última temporada, Gündogan atuou em diversas funções e no final da temporada, jogando mais próximo da área adversária, marcou gols importantes. No Barcelona, o alemão deve se manter na posição de origem, no meio-campo, e definiu 'adaptação' para se definir como jogador.

- Uma palavra-chave para definir o meu jogo é 'adaptação'. Acho que sou um jogador muito flexível, posso jogar em várias posições, em diferentes funções. Já fiz no passado, também no Manchester City, onde fiz o papel de meio-campo, pivô, '10', até joguei como 'falso nove'… Sinceramente, acho que posso jogar em várias posições e o treinador aprecia isso em mim. No final das contas, o mais importante é que a equipe tenha sucesso - disse.

O Barcelona está nos Estados Unidos pela pré-temporada, junto a outros clubes europeus. Nesta quarta-feira (26), os catalães entram em campo a partir das 23h30 (de Brasília), contra o Arsenal.

Siga o Lance! no Google News