Filho do ex-Palmeiras Paulo Assunção, o meia Gustavo Assunção trocou Espanha por Portugal, por um grande projeto de carreira. Na última janela, o brasileiro deixou o Atlético de Madrid e se juntou ao Famalicão, onde tem vivido ótimos momentos. Titular da equipe portuguesa, o atleta tem sido fundamental para a ótima campanha do líder do campeonato e fez boa partida na vitória do time contra o Sporting fora de casa por 2 a 1.
Aos 19 anos, o meio-campista brasileiro mudou pela primeira vez de clube na carreira. Desde os oito anos nas categorias de base do Atletico de Madrid, Gustavo preferiu trocar de clube em busca de novos ares, apesar de boa proposta de renovação dos colchoneros. No clube espanhol, o jovem jogador chegou a integrar o time profissional de Simeone. O atleta concedeu entrevista ao canal português 'Sporttv' após a vitória.
- Meu pai sempre falou para eu trabalhar forte e dar o meu melhor porque sempre quando voltar para casa terei comida na mesa para reforçar. Tenho a garra do meu pai, e procuro trabalhar bem a saída de bola para chegar forte no ataque, trabalho forte também na marcação - disse o brasileiro, que já figurou na seleção da rodada em três oportunidades.