O técnico Guto Ferreira embarca nesta quinta-feira para a Europa, onde passará 21 dias entre Portugal e Espanha visitando clubes, trocando experiências com treinadores e assistindo jogos.
Na Espanha, Guto encontrará o técnico Diego Simeone e acompanhará o trabalho do argentino nos treinamentos do Atlético de Madrid e nos jogos, entre eles o clássico contra o Barcelona, dia 24, e a partida contra o Monaco (28), pela Liga dos Campeões.
Em Portugal, o técnico brasileiro vai assistir jogos do Campeonato Português, conhecer as instalações do Braga, líder da competição ao lado do Benfica, trocar ideias com o comandante do time, Abel Ferreira, e acompanhar o duelo contra o Porto.
- Essa viagem tem como objetivo ver o que está sendo feito de diferente, novos métodos de treinamento, conversar com outros profissionais e trocar experiências. Essas observações são boas, para entender o porquê dos bons resultados obtidos dentro de campo - explicou Guto Ferreira.
Mas a viagem não se restringirá a questões táticas. Na Europa, Guto Ferreira quer observar jogadores brasileiros que atuam no Velho Continente, desconhecidos do grande público e que possam ser boas opções de contratações para os próximos trabalhos.
- Em Portugal, tem muitos jogadores brasileiros desconhecidos de nível interessante, que saíram sem atingir o grande mercado nacional e podem ser repatriados - disse Guto Ferreira.
O treinador deixou recentemente a Chapecoense, que não passa por um bom momento na temporada e briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.