Trinta de maio de 2019. Grupo C da Copa do Mundo Sub-20. Noruega e Honduras entraram no gramado na Arena Lublin, na Polônia, para a última rodada da fase de grupos. Praticamente eliminada, a seleção nórdica precisava de um milagre para se classificar como um dos melhores terceiros colocados, enquanto os hondurenhos já estavam na lanterna da chave e sem chances de classificação.
Em busca do milagre da classificação, a Noruega precisava fazer uma boa margem de saldo de gols para sonhar com a vaga na próxima fase e aplicou simplesmente a maior goleada da história da Copa do Mundo Sub-20: um sonoro 12 a 0 em Honduras. Por si só, esse resultado já seria relevante o suficiente para virar notícia. Mas esse não foi o fato mais notável da partida.
Um jovem atacante Erling Haaland, de 18 anos de idade, deu sua primeira mostra do que o mundo do futebol poderia esperar nos próximos anos e marcou NOVE GOLS na partida.
Ainda no primeiro tempo de jogo, Haaland balançou as redes de Honduras quatro vezes. Abriu o caminho para a goleada aos sete minutos, e marcou também aos 20', aos 36' e aos 43'. Ostigaard completou o placar de 5 a 0 na ida para o intervalo.
Na volta dos vestiários, Haaland não mostrou um pingo de piedade com a defesa de Honduras e balançou as redes mais cinco vezes: aos 50', aos 67', aos 77', aos 80' e aos 90'. Hauge e Markovic também marcaram para sacramentar a goleada por 12 a 0.
Apesar do atropelo histórico, a Noruega não conseguiu a classificação para a fase final do Mundial Sub-20. A seleção ficou atrás de Uruguai e Nova Zelândia no Grupo C e foi a pior terceira colocada de toda fase de grupos.
AINDA NAQUELE MESMO 2019...
Se por um lado a Noruega não decolou naquele Mundial Sub-20, a carreira de Haaland fez jus ao apelido do atacante e deslanchou como um cometa. Em setembro daquele ano, em seu primeiro jogo pela fase de grupos Champions League, Haaland marcou um hat-trick com a camisa do Red Bull Salzburg em apenas 45 minutos, na goleada da equipe frente ao Genk, da Bélgica, por 6 a 2.
Em dezembro, o Borussia Dortmund, da Alemanha, antecipou-se a outros gigantes do futebol europeu, como Manchester United e Barcelona, e fechou a contratação de Haaland, por 21 milhões de euros (R$ 95 milhões) junto ao Salzburg.
Depois dessa transferência para o Dortmund, o resto é história.