Após anos de liderança formada por estrelas como Messi, Neymar e Mbappé, o Paris Saint-Germain vive uma nova fase de sua história. Na temporada 2024/25, o clube domina mais uma vez o cenário nacional, segue invicto na Ligue 1 e tem plenas condições de brigar pela Champions League. Em comentários ao jornal "L'Équipe", o ex-jogador e ídolo do PSG da década de 80, Luis Fernandez, detonou as passagens de Neymar e Mbappé e afirmou não ter "preguiçosos" no elenco atual.
- Gosto deste PSG porque tem disponibilidade e um estado de espírito notável. Eles jogaram muito bem contra um Lyon muito cauteloso e retraído. Mas o estado de espírito dos parisienses é exemplar, principalmente no meio-campo, com Vitinha e João Neves muito completos na movimentação, nas corridas incessantes e na pressão (…) Eles estavam muito bem posicionados para impedir que o adversário se expressasse. Neste Paris, não há preguiçosos nem trapaceiros - disse Luis Fernandez.
Além de ser um elenco brigador e mais dedicado, a equipe é caracterizada pela baixa média de idade. Com 23,2 anos, o PSG é o clube mais jovem da Champions League 2025/25, considerando os clubes da repescagem e os classificados diretamente para as oitavas. Somente Red Bull Salzburg e Sturm Graz, com 22,7 anos, superaram o elenco francês na fase de liga.
- Todos os jogadores são impecáveis, até os reservas. Sempre gostei do tipo de rotatividade que Luis Enrique faz, porque permite que todos se envolvam e cada jogador possa se mostrar e mostrar confiança. (…) Todos os jogadores são notáveis pela atitude. E isso cria um time que reflete seu treinador, que joga com um ou dois toques de bola, cheio de envolvimento, vontade e onde todos têm motivação para voltar à posição - completou.
➡️ Al-Hilal convoca ‘reunião de emergência’ com Jorge Jesus após goleada
Como está o PSG atualmente?
Na temporada 2024/25, o PSG domina mais uma vez o cenário nacional. Os Parisienses são os líderes do Campeonato Francês com 59 pontos (18 vitórias e cinco empates) em 23 rodadas, 13 a frente do vice-colocado Olympique de Marselha. Na Copa da França, o time está nas quartas de final e enfrenta o Briochin, da segunda divisão, nesta quarta-feira (26).