É provável que você já tenha visto o vídeo em que Neymar se desculpa pelas atitudes e admite alguns de seus erros, especialmente após as críticas recebidas na Copa do Mundo. A confissão - que na verdade é um comercial - foi elaborada para uma empresa de lâminas de barbear e sofreu duras críticas no Brasil. Mas como a imprensa internacional reagiu às declarações do camisa 10?
O jornal "Ás", da Espanha, disse que a campanha publicitária foi responsável por "complicar ainda mais" a vida de Neymar. Já o "Bild", da Alemanha, foi um dos veículos mais críticos ao comercial: o periódico disse que tudo foi uma '"confissão horrível" por parte do jogador.
- Ele estava agindo como se fosse o rei da Copa do Mundo, e agora, pela primeira vez, abertamente admitiu ter exagerado. Uma emissora de TV calculou que ele passou 14 minutos no chão. (...) Ele disse em um comercial no Brasil: 'Às vezes eu exagero mesmo, mas a verdade é que eu sofro dentro de campo.' Confissão horrível! - disse o periódico germânico.
Os jornais da França, onde Neymar joga com a camisa do Paris Saint-Germain, não se estenderam nas críticas à peça, apenas repercutindo alguns trechos do pedido de desculpas do jogador.
Ao abordar a peça, o italiano "Corriere dello Sport" reforçou a ideia de que Neymar rolando à beira do gramado contra o México é uma imagem que ficará marcada para sempre, como uma espécie de "legado" da Copa do Mundo.
- Foi uma das muitas imagens que a Copa do Mundo nos deixou como legado, destinadas a permanecerem por muito tempo no imaginário coletivo: Neymar e sua simulação exagerada contra o México - disse o jornal.