Os times ingleses podem ter até 11 vagas em competições europeias na próxima temporada. Essa possibilidade exige que uma série de combinações de resultados favoráveis aos times da Premier League aconteçam. O Lance! traz as possibilidades.
Normalmente, os clubes ingleses recebem sete vagas em competições europeias por temporada: quatro para a Champions League, duas para a Europa League e uma para a fase de play-off da Conference League. Com a vitória do Arsenal contra o Real Madrid de ontem (8), o clube garantiu uma quinta vaga para os ingleses na próxima Champions. Essa garantia é explicada pelo coeficiente dos clubes com melhor desempenho nas três competições europeias na temporada. A Inglaterra lidera o ranking, seguida pela Itália.
Ainda há vagas extras para os campeões da Champions League e da Europa League, uma vez que eles não se classifiquem por meio da tabela da liga nacional. Neste momento, Arsenal e Aston Villa estão nas quartas de final da Champions, enquanto o Manchester United e o Tottenham estão na Conference. Se essas competições forem vencidas por ingleses, mais duas vagas são abertas para a Champions, totalizando sete.
O vencedor da FA Cup garante uma vaga para a Europa League. Contudo, se o time campeão já tiver classificado para uma competição europeia, essa vaga vai para o primeiro time na tabela que não se classificou. No momento, as semifinais da FA Cup serão disputadas por Nottingham Forest x Manchester City e Crystal Palace x Aston Villa. Como o Crystal Palace ocupa atualmente a décima primeira posição na Premier League, o time seria o maior beneficiado com a conquista do título.
A Conference League também garante uma vaga para a próxima edição da Europa League em caso de título, o que significa que o Chelsea, que está na competição, pode garantir a terceira vaga para clubes ingleses na próxima Europa League.
O Newcastle assegurou vaga na próxima Conference ao vencer a Carabao Cup, da Inglaterra. Mas o time pode ainda beliscar um lugar nas duas principais competições europeias pela liga. Neste caso, a vaga seria transferida para o primeiro time da Premier League que ainda não tem vaga.
O que deve acontecer para 11 ingleses se classificarem para competições europeias?
Para 11 equipes inglesas se classificarem para competições europeias na próxima temporada, uma série de combinações precisa acontecer.
- O Aston Villa ou o Arsenal precisam vencer a Champions League e terminar fora do top-5 na Premier League - O Arsenal está em segundo e é improvável que termine fora do top-5
- O Manchester United ou o Tottenham precisam vencer a Europa League
- O Chelsea precisa vencer a Conference League e cair de posição até, pelo menos, oitavo na Premier League
- O Newcastle precisa terminar a Premier League em uma posição de classificação, no mínimo, para a Europa League
- O Arsenal já garantiu a quinta vaga inglesa para a Champions
Se todas essas combinações acontecerem, os seguintes times se classificarão para competições europeias na próxima temporada:
- Champions League (sete vagas): Liverpool (1), Arsenal (2), Nottingham Forest (3), Manchester City (4) e Newcastle (5) pela posição na liga inglesa, Aston Villa (6) como campeão da Champions e Manchester United ou Tottenham como campeões da Europa League
- Europa League (três vagas): Fulham (7) pela posição na liga inglesa, Crystal Palace como campeão da FA Cup e o Chelsea (8) como campeão da Conference League
- Conference League (uma vaga): Brighton (9), herdando a vaga de campeão da Carabao Cup do Newcastle como o primeiro na tabela fora da zona de classificação.