Início da Premier League aponta equilíbrio na briga pelo título

Sétima rodada pode acabar com cinco times muito próximos no topo da tabela

Escrito por

Ao final da sétima rodada da Premier League com os jogos deste domingo (6), a tabela da competição pode ter cinco equipes bem posicionadas na briga pelo título. Protagonistas nas últimas temporadas, Liverpool, Manchester City e Arsenal, ganharão a companhia de Aston Villa e Chelsea, a depender de resultados.

Se os Blues vencerem o Nottingham Forest e os Villans baterem o Manchester United, ambos chegarão a 16 pontos, dois a menos que o líder Liverpool. Claro que o recorte ainda é pequeno e não há como garantir que a briga vai se manter a mesma até a 38ª rodada, mas o cenário atual sugere que o rumo da temporada pode quebrar a hegemonia cityzen: são quatro anos levantando o troféu.

➡️ Palmer quebra recorde na Premier League; veja jogadores que marcaram mais de três gols em apenas um tempo

Fim da hegemonia do City na Premier League?

O domínio do Manchester City na Inglaterra será alvo de debate no decorrer desta temporada, afinal, os desafios são maiores do que nunca. O desgaste físico deve ser uma das maiores barreiras do time de Pep Guardiola: será necessário manter o nível de regularidade em meio a uma temporada que pode chegar aos 80 jogos. Não foi nem preciso chegar na metade para que uma das principais estrelas do time, Rodri, tivesse uma lesão séria no joelho. O espanhol deve perder o ano em tratamento no joelho direito.

Apesar da profundidade do elenco, a maratona de jogos deve ser um problema a superar. Do outro lado, quem esfrega as mãos são os rivais. Chegou a vez do Arsenal finalmente conquistar a Premier League? Enquanto questões físicas preocupam em Manchester, o trabalho de Mikel Arteta evolui em Londres. Com 17 pontos, os Gunners jogam um futebol objetivo e coeso, como um grupo cada vez mais acostumado a brigar pelo topo - apesar das frustrações, as últimas duas temporadas são prova.

Mikel Arteta, do Arsenal, é um dos melhores treinadores da Premier League (Foto: Justin Tallis / AFP)

➡️ De Alcaraz a Verstappen: revista americana elege os atletas mais influentes do mundo dos esportes

Em sentido parecido está o Aston Villa. A realidade é que o clube subiu degraus nas últimas temporadas, e mesmo que não chegue até o final da Premier League na briga pelo título, o trabalho de Unai Emery representa uma virada de chave para o clube. O início de campanha na Champions League, com uma vitória emblemática diante do Bayern de Munique, comprova a força do grupo para superar desafios e reafirma o poder do time sob seus domínios.

Em menos de uma década, a equipe Birmingham saiu da segunda divisão e retornou às competições europeias. Em 2024-25, tem tudo para ser um forte postulante a retornar à Champions League.

Liverpool e Chelsea, do outro lado, vivem fases diferentes, mas que partem de um ponto semelhante: um novo comandante. Após o final do casamento com Jürgen Klopp, o Liverpool apostou no holandês Arne Slot para o cargo, e é correto afirmar que a escolha tem se justificado: ninguém somou mais pontos que os Reds até aqui na competição. Já o Chelsea, que após o fiasco nas temporadas passadas trouxe o promissor Enzo Maresca na busca da implementação de um estilo autêntico e objetivo, vive ótima fase e não perde desde agosto na Premier League.

➡️ Brasileiros têm dia agitado na Inglaterra; veja resumo dos jogos da Premier League

As ambições, entretanto, não aparentam ser as mesmas. São elencos de estilos diferentes: o do Chelsea, mais jovem e promissor, enquanto o do Liverpool está mais acostumado com a briga pela taça. O entusiasmo com o início de trabalho de Maresca é tanto que o italiano precisou frear a animação. Para ele, os Blues ainda precisam caminhar para se colocarem como candidatos à taça:

-Eu realmente não acho que podemos competir com o City ou o Arsenal. Realmente não acho isso porque não estamos prontos. A razão é que o City trabalha com o mesmo técnico há nove anos e o Arsenal há cinco anos. Se você quer competir por grandes coisas, precisa desse tempo.

Chelsea e Aston Villa correm por fora pelo título da Premier League. Para seguir na cola "trio de ferro", é preciso vencer: os Blues entram em campo contra o Forest às 10h (de Brasília), no Stamford Bridge, enquanto os Villans encaram o Manchester United, no mesmo horário.

Treinador do Chelsea, Enzo Maresca comanda o time na temporada 2024-25 (Foto: by Adrian DENNIS / AFP)

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Siga o Lance! no Google News