O começo da passagem de Vitor Roque pelo Barcelona começou a levantar debates na imprensa espanhola. Desde a estreia, no dia 4 de janeiro, em vitória contra o Las Palmas, o atacante não marcou gols e foi pouco utilizado pelo técnico Xavi: foram apenas 73 minutos em campo. A gota d'água foi a não utilização da joia brasileira na eliminação para o Athletic Bilbao, pelas quartas de final da Copa do Rei, na última quarta (24).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
No jogo, Xavi optou por dar chances a Marc Guiu, cria da base do clube. Contratado por 61 milhões de euros, Vitor Roque teve a ausência questionada ao treinador, que prometeu ter calma com a utilização do jovem brasileiro: "Vitor terá minutos. É preciso ter cautela com todos os jovens."
Porém, mesmo que a amostra de menos de um mês ainda seja bem pequena, é fato que as expectativas eram maiores em relação ao desempenho de Vitor, que é considerado um dos pilares do futuro do Barcelona. De início, o esperado era que o brasileiro estivesse logo atrás de Lewandowski na disputa pela posição de centroavante, entretanto, a briga que o brasileiro vem travando é outra: contra Marc Guiu, pela posição de reserva.
Até aqui, o brasileiro de 18 anos entrou em campo em quatro oportunidades: nas vitórias contra Las Palmas, UD Barbastro, Unionistas e Betis. Em todas, ele saiu do banco. Confira:
Vitor Roque x Las Palmas: 12 minutos
Vitor Roque x UD Barbastro: 26 minutos
Vitor Roque x Unionistas: 8 minutos
Vitor Roque x Real Betis: 27 minutos
Nas partidas, Vitor Roque somou um total de quatro grandes chances perdidas. Já contra Osasuna, Real Madrid e Athletic, ele nem chegou a entrar em campo.
Mesmo com os questionamentos recentes, é consenso nos debates que a carreira europeia do jogador está apenas começando e que a adaptação à Espanha pode não ter ocorrido de imediato. Em busca de novas oportunidades, o brasileiro terá o Villarreal pela frente, no próximo sábado (27).
➡️ Valores de transferência de Mbappé para o Real Madrid são revelados