A Turquia foi um dos últimos países a aderir a paralisação das atividades por conta da pandemia de coronavírus. Enquanto a maioria das competições no Brasil, por exemplo, parou no fim de semana do dia 14 de março, a Turquia tentou seguir com o calendário, mas acabou optando pela quarentena uma semana depois.
Yan Sasse, jogador do Çaykur Rizespor, está em isolamento social na Turquia. O atleta parou de treinar no dia 20 de março, dois dias antes da partida diante do Galatasaray. O confronto demorou a ser adiado pela Federação.
– A situação está muito complicada por todo o mundo. Aqui eles ainda tentaram segurar um pouco mais as competições, mas no fim optaram por seguir o que vinha acontecendo em todos os outros lugares e paramos por aqui também. Teríamos um jogo muito importante contra o Galatasaray. Aquele tipo de jogo que uma vitória poderia dar um ânimo diferente. Mas agora tudo isso fica em segundo plano. Temos de pensar na nossa saúde e de toda a população – disse Sasse.
O brasileiro também comentou sobre o momento no país.
– É um momento muito complicado, diferente de tudo o que já vivemos. Então temos que tentar passar por isso e tirar os ensinamentos. Tentar entender o real motivo de tudo isso.
Yan segue uma rotina de treinamentos dentro de sua casa. Por meio de vídeos, o atleta faz atividades físicas com elásticos e o peso do corpo. No Çaykur Rizespor desde meados do ano passado, o atacante destaca o sentimento de alguns conhecidos turcos em meio a paralisação
– Os turcos são apaixonados por futebol. Eles realmente vestem a camisa, torcem de verdade pelos clubes. Converso com alguns que tenho mais contato e eles me dizem que estão sentindo falta do campeonato. Vamos torcer para tudo isso passar logo para voltar a jogar e tentar dar alegrias para essas pessoas apaixonadas pelo esporte – completou.