O jornal espanhol "Marca" afirmou, na manhã desta quarta-feira, que o lateral-esquerdo do Barcelona, Jordi Alba, estará deixando o clube ao fim da temporada 2022-23. Alba ainda tinha mais um ano de contrato com os catalães, mas a necessidade de se encaixar dentro das regras do Fair Play Financeiro fez com que a diretoria optasse por não manter o vínculo e o jogador aceitou deixar o Barça.
Com a camisa blaugrana, o defensor atuou por 11 anos. São 458 jogos, 27 gols e 99 assistências. Alba conquistou seis títulos da La Liga, cinco Copas do Rei e quatro Supercopas da Espanha no âmbito nacional, além da Champions League de 2014-15 e o Mundial de Clubes de 2015.
+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT
Na atual temporada, o jogador perdeu espaço na posição e se tornou a terceira opção para o técnico Xavi Hernández, sendo preterido por Marcos Alonso e Alejandro Balde. Porém, atuou em 29 jogos e marcou um gol crucial. No dia 2 de maio, o Barcelona empatava sem gols com o Osasuna em casa e parecia se complicar na corrida pelo troféu do Campeonato Espanhol até os 40 do segundo tempo, quando Alba marcou um lindo gol de trivela e deixou a equipe mais perto da conquista, que foi garantida com quatro rodadas de antecedência.
A diretoria do Barça precisa alcançar uma liberação de 200 milhões de euros de sua folha salarial para se encaixar nas regras do Fair Play Financeiro e também viabilizar o retorno de Lionel Messi, principal objetivo para 2023-24. Como Jordi tem um dos três maiores salários do elenco e uma idade avançada, os mandatários optaram pelo fim do ciclo.
A despedida de Alba da torcida catalã deve ser realizada no próximo domingo, quando a equipe enfrenta o Mallorca no Camp Nou. Seu companheiro Sergio Busquets também estará deixando o clube e será homenageado na mesma partida. O lateral teve seu nome ligado ao Atlético de Madrid pela imprensa espanhola nas últimas semanas e deve seguir atuando no alto escalão europeu.