O fim da punição da Fifa ao Barcelona - que impedia o clube de inscrever jogadores - terminando neste mês de dezembro, o futuro parece ser ainda mais promissor para os catalães. Com um time estruturado e um ataque mortal, com Messi, Suárez e Neymar, a tendência é que ele seja ainda mais qualificado. Aleix Vidal e Arda Turan já estão contratados e poderão jogar em janeiro. Mas outros nomes, principalmente de jovens, já estão na lista da diretoria e do técnico Luis Enrique, segundo o jornal "Mundo Deportivo".
O plano é dar cada vez mais opções ao treinador e evitar que jogadores importantes sejam contratados por outros grandes clubes da Europa. É o caso de Paulo Dybala. Atualmente na Juventus, o atacante era observado pelo Barcelona ainda bem jovem, quando jogava na Argentina e depois no Palermo, mas viu o atleta se valorizar demais. A Velha Senhora pagou 32 milhões de euros. O mesmo caso de Dayot Upamecano, de 17 anos, do Valencienes, da França, mas que já foi contratado pelo Red Bull Salzburg. Marquinhos e Thiago Silva eram alvos, mas os Culés também não foram incisivos no interesse e perderam os zagueiros para o PSG.
VEJA ALGUNS JOVENS NA MIRA DO BARCELONA
Um dos nomes mais comentados nos corredores do Camp Nou é do alemão Julian Weigl, de 20 anos, que está no Borussia Dortmund, mas que o Barcelona está de olho desde que ele era do Munique 1980. O Bayern de Guardiola também observa a promessa. Além dele, Riechedley Bazoer é outro valor na mira dos Culés. O meia do Ajax tem 19 anos e já atua pela seleção holandesa, que está na mira do Manchester City, Wolfsburg e do próprio Bayern de Munique.
Além da dupla, o Barça já mapeia o atacante Federico Bernardeschi, de 21 anos, da Fiorentina; o belga Youri Tielemans, de 18 anos, do Anderlecht; o defensor do Monaco Almany Touré, de 18; e o português Gonçalo Guedes, de 19 anos, que defende o Benfica.
Há jovens que se enquadram no perfil do Barcelona, mas o valor de mercado impossibilita uma abordagem mais fácil. São os casos de Paul Pogba, da Juventus; Marco Verratti, do PSG; Laporte, do Athletic Bilbao; e Ross Barkley e Stones, do Everton. Estes jogadores interessam à diretoria catalão e teriam aval do técnico Luis Enrique.