Os uruguaios já conhecem os seus adversários na Libertadores-2016. E o sorteio foi bom.
Pela primeira fase, o River Plate fará a sua estreia na Libertadores contra a Universidad de Chile, que em 2015 não teve bom rendimento, pois caiu muito depois da conquista do Apertura-2014. O uruguaio Martín Lasarte já não estará à frente do time chileno e em seu lugar entrou o argentino Sebastián Beccacece. Corujo – melhor lateral-direito do último Apertura e Guzmán Pereira marcaram presença uruguaia em La U. O River iniciará o torneio vindo de uma grande campanha com Guillermo Almada como treinador. Agora, a equipe é dirigida por Juan Ramon Carrasco.
O River jogará a primeira em casa e definirá a série em Santiago. Mas há dados que enchem de esperança. No ano passado, eliminou na primeira fase da Copa Sul- Americana o time da Universidad Católica ganhando as duas partidas (por 1 a 0 e 3 a 0).
O Nacional será cabeça de um grupo que terá o Palmeiras, campeão da Copa de Brasil, liderado pelo veterano e vencedor Zé Roberto e que já foi campeão continental em 1999. Porém, o último duelo contra os paulistas traz boas recordações: o Nacional ganhou na ida por 1 a 0 (gol del Morro García) e empatou como local (0 a 0) para ir às semifinais pela primeira vez desde 1988. Também jogará contra o Rosario Central, terceiro no último torneio argentino com um implacável Marco Ruben (21 gols, artilheiro da competição) e seu último rival sairá do duelo entre River Plate e Universidad de Chile. É um grupo equilibrado, mas o Nacional é um dos favoritos.
- Grupos fáceis não há nunca neste tipo de torneios e menos ainda agora, com tantas equipes fortes classificados, será um grupo equilibrado, mas que será definido por aspectos esportivos e não geográficos, disse Pablo Bengoechea ao site do Peñarol. Os seus rivais de Grupo 2: Atlético Nacional, que acaba de ganhar o Campeonato Colombiano e se desenha como o adversário mais complicado; o Sporting Cristal, tradicional, mas que vem de um quarto lugar no peruano; e o ganhador de Huracán x Caracas.
No papel, o Peñarol pode sonhar com a classificação ao mata-mata. Ao menos o time não caiu no pior dos grupos San Lorenzo, Grêmio, LDU e Toluca.