No último domingo, o interino da Seleção Brasileira, Ramon Menezes, anunciou a lista de convocados para os amistosos contra Guiné e Senegal, a serem realizados na Espanha e em Portugal, em meados de junho. Entre os nomes da lista, está o do goleiro Alisson, do Liverpool. Porém, a comentarista Ana Thaís Matos, do "Grupo Globo", não concordou com a opção escolhida por Ramon.
- Nem o Alisson convocaria o Alisson hoje. As pessoas se passam de louca ou só se fazem mesmo. Alisson sempre foi um ótimo goleiro no clube, já foi melhor do mundo, e na Seleção? A Copa do Mundo dele mais uma vez não foi boa e a Seleção deveria começar renovação por esse setor - publicou a jornalista.
+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT]
É PARA TUDO ISSO?
Os números de Alisson na temporada pelo Liverpool, porém, não são negativos. Entre todos os goleiros da Premier League, o brasileiro ficou em segundo no ranking de clean sheets - jogos sem sofrer gols - na competição de 2022-23, com a meta limpa em 14 jogos. Apenas o espanhol David De Gea, do Manchester United, ficou acima no quesito, com 17 clean sheets. Ao todo, foram 47 partidas disputadas pelo goleiro na temporada, com 59 gols sofridos, uma média de 1,25 gols sofridos por jogo, e 17 clean sheets: as 14 da Premier League mais três na Champions em oito ocasiões continentais.
Além disso, o arqueiro ex-Internacional e Roma ainda registrou uma assistência na PL: em lance que se tornou comum de acontecer pelo menos uma vez na temporada, a conexão Alisson-Salah surtiu efeito. Em clássico contra o Manchester City, em outubro de 2022, o goleiro lançou com o pé direito para o atacante egípcio, que girou sobre a marcação de João Cancelo, clareou o campo e tirou de Ederson para encerrar a invencibilidade do rival em vitória pelo placar mínimo.
A NÍVEL DE COMPARAÇÃO
Em referência ao próprio goleiro do City, que também está na lista de Ramon Menezes, Alisson realizou uma temporada ainda melhor na liga inglesa. O arqueiro dos Reds teve uma defesa de pênalti, em duelo com o West Ham, contra nenhuma de Ederson; ambos sofreram três gols em tiros na marca da cal. Participou mais do jogo com os pés, com 544 passes a 486; teve mais do que o dobro de defesas do companheiro de Brasil, com 108 a 46; ganhou mais batalhas aéreas, com 11 a 9; e não cometeu erros que geraram gols adversários, enquanto Ederson errou em saída de bola que originou um gol de Kulusevski na virada dos Citizens sobre o Tottenham por 4 a 2.
O comandado de Pep Guardiola e vencedor do Campeonato Inglês, por sua vez, leva a melhor em quesitos defensivos de interceptações, desarmes fora da área e também no de gols sofridos: Ederson só sofreu 32 gols nesta temporada da Premier League, contra 43 sofridos por Alisson. Questionado sobre quem foi o melhor jogador do Liverpool na temporada, o jornalista Chris Bascombe, do "Telegraph Media Group", não teve dúvidas em optar pelo goleiro.
- Para mim, foi Alisson Becker. A presença de Mohamed Salah no ataque do time se manteve novamente como uma garantia de gols e ele melhorou seu nível de jogo à medida que a temporada progrediu, mas o camisa 1 brasileiro foi o único jogador do Liverpool que esteve em seu melhor durante toda a temporada. Me arrisco a dizer que se não fosse pelas atuações de Alisson, o Liverpool teria se complicado mais na classificação para a Europa League - disse o jornalista.
OS OUTROS DA LISTA
Além de Alisson e Ederson, Ramon também convocou o goleiro Weverton, do Palmeiras, repetindo o trio que esteve presente na Copa do Mundo de 2022. Confira a lista completa dos jogadores chamados pelo interino:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Alex Telles (Sevilla) e Ayrton Lucas (Flamengo)
- Zagueiros: Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Ibañez (Roma) e Nino (Fluminense)
- Meio-campistas: Casemiro (Manchester United), André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Joelinton (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras)
- Atacantes: Rodrygo (Real Madrid), Vinícius Jr (Real Madrid), Rony (Palmeiras), Malcom (Zenit), Richarlison (Tottenham) e Pedro (Flamengo)
A Seleção entra em campo contra Guiné, no dia 17 de junho, em Barcelona (ESP), e três dias depois, encara a boa seleção de Senegal, que disputou a última Copa do Mundo, em Lisboa (POR). Ramon Menezes seguirá sendo o comandante, assim como aconteceu em março, em derrota para o Marrocos. A CBF ainda não definiu um comandante e aguarda a definição de Carlo Ancelotti no Real Madrid para investir na contratação do italiano.