Na rodada passada, a Inter venceu o seu compromisso e o então líder Napoli, diante da Juventus, perdeu o seu. Logo, os Nerazzurri assumiram o topo do Campeonato Italiano e, já neste sábado, às 17h45 (de Brasília), defenderão a primeira colocação contra a Velha Senhora, em duelo válido pela 16ª rodada.
Tido como o "clássico dos clássicos", Derby d'Italia será realizado em Turim, destino da taça da Serie A nas últimas seis temporadas. Para frear Icardi, artilheiro da competição, e companhia, a Juve deve ser obrigada a montar um time com opções alternativas, uma vez que os titulares e líderes Buffon e Chiellini são dúvidas por lesão. E o técnico Massimiliano Allegri, em entrevista coletiva, atentou para um fato curioso.
- Não é sempre que você enfrenta duas vezes o líder do campeonato em uma semana - comentou Allegri, lembrando que o Napoli era líder na semana passada, até ser derrotado com gol de Higuaín, antigo jogador azzurri.
Diferente da Juventus, a Internazionale precisa provar que está recuperada depois de anos trôpegos no Calcio. Por isso, o clássico deste sábado servirá para calibrar as pretensões do time do técnico Luciano Spalletti, que ainda não apresentou um futebol brilhante, mas tem sido eficiente.
- Este jogo é definido como o Derby d'Italia, e não é à toa. É um teste que motiva você, no entanto, devemos permanecer calmos. Esses rapazes têm demonstrado que podem atrelar tudo ligado à Inter para o campo - disse Spalleti, que terá Icardi, autor de 16 gols no Italiano, confirmado no ataque.
Atualmente, a Inter de Milão lidera com 39 pontos, enquanto a Juventus, na terceira posição, está com 37 pontos. Ou seja, uma vitória do clube de Turim o faz assumir a ponta.
OUTROS JOGOS DE DESTAQUE
Para o Napoli, agora na vice-liderança, com 38 pontos, o melhor resultado no clássico será o empate. Ferido, o time de Maurizio Sarri, eliminado na Liga dos Campeões, recebe a Fiorentina no domingo, às 12h (de Brasília).
Com um jogo a menos, a Roma poderá entrar de vez na briga pelo título em caso de vitória sobre o Chievo, em confronto a ser realizado às 9h30 (de Brasília) - o primeiro de domingo.
Já o último jogo do dia 10 será entre Milan e Bologna, no San Siro, às 17h45 (de Brasília). Comandada por Gennaro Gattuso, a equipe rubro-negra quer dar uma resposta positiva, pois vem de derrota pela Liga Europa e um frustrante empate com o Benevento - que somou o seu primeiro ponto na competição.
TODOS OS JOGOS DA 16ª RODADA
Sábado (9/12)
15h - Cagliari x Sampdoria
17h45 - Juventus x Inter
Domingo (10/12)
9h30 - Chievo x Roma
12h - Napoli x Fiorentina
12h - Spal x Verona
12h - Udinese x Benevento
15h - Sassuolo x Crotone
17h45 - Milan x Bologna
Segunda-feira (11/12)
16h - Genoa x Atalanta
18h - Lazio x Torino