A Juventus conquistou o heptacampeonato italiano ao empatar, em 0 a 0, com a Roma, no Estádio Olímpico. A igualdade era suficiente para a Velha Senhora levantar o troféu com uma rodada de antecedência, sem depender do resultado do Napoli, que fez 2 a 0 na Sampdoria.
O resultado deixa a Juventus com 92 pontos, contra 88 do Napoli faltando apenas mais um jogo para o fim do Calcio. A Roma está em terceiro, com 74, a uma vitória de garantir a vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões.
A Velha Senhora entrou tranquila, sabendo que o empate lhe era favorável. Nos primeiros minutos, a Roma tomou as rédeas da partida e foi para cima, já tentando garantir o terceiro lugar e a vaga na Champions. A pontaria dos atacantes, principalmente Dzeko, estava descalibrada.
A Roma seguia pressionando em busca da vitória. A zaga da Juventus, por sua vez, conseguia travar sempre na hora do arremate. A única chance da equipe visitante foi com Dybala, que recebeu entre os zagueiros e bateu fraco, rente à trave de Alisson.
Na volta do intervalo, Dybala até chegou a abrir o placar, mas o juiz marcou impedimento. Em seguida, foi a vez da torcida da Roma vaiar implacavalmente Pjanic e Szczesny, que trocaram a equipe da capital pela Juventus.
A Roma seguia tendo mais volume ofensivo e levava mais perigo ao gol da Juve. Contudo, a expulsão de Nainggolan, aos 22 da segunda etapa, freou o ímpeto da equipe da casa. Apesar de ter um homem a mais, a Velha Senhora não imprimiu pressão, satisfeita com o empate que garantia o título.
No fim, a Juventus reclamou de um pênalti sobre Dybala, que o árbitro nada marcou. O lance, no entanto, não fez diferença, e os jogadores alvinegros puderam comemorar mais um Scudetto.
NAPOLI VENCE A SAMPDORIA
A missão do Napoli era quase impossível. Ao menos, a equipe fez a sua parte e venceu a Sampdoria, em Gênova, por 2 a 0. Milik e Albiol, ambos no segundo tempo.