O Campeonato Espanhol está de volta! Nesta sexta-feira, o duelo entre Almería e Rayo Vallecano abre a temporada da La Liga, que promete muitas emoções. O Barcelona chega como o atual campeão da competição, tendo garantido o troféu ainda com quatro rodadas de antecedência em 2022-23. O Real Madrid, por sua vez, chega como o detentor do título da Copa do Rei, mas com uma última temporada instável na liga.
Correndo por fora, o Atlético de Madrid se reforçou pouco nesta janela de transferências, mas ainda tem uma boa disparidade em relação aos outros clubes, como Real Betis, Villarreal e Real Sociedad, de olho nas vagas europeias. Confira com o Lance! tudo que você precisa saber sobre a próxima temporada da La Liga.
+ Seu coração também bate por um Clube internacional? Aproveite camisas com até 50% OFF
Conheça os times, em ordem alfabética, que disputarão a competição:
- Alavés
- Almería
- Athletic Bilbao
- Atlético de Madrid
- Barcelona
- Cádiz
- Celta de Vigo
- Getafe
- Girona
- Granada
- Las Palmas
- Mallorca
- Osasuna
- Rayo Vallecano
- Real Betis
- Real Madrid
- Real Sociedad
- Sevilla
- Valencia
- Villarreal
Granada, Las Palmas e Alavés foram os três times que subiram da segunda divisão, a La Liga SmartBank. Os três times garantiram o acesso nos lugares de Real Valladolid, Espanyol e Elche, que disputarão o segundo escalão do futebol nacional.
OLHO NO CALENDÁRIO
A estreia da competição será neste dia 11 de agosto de 2023, com Almería e Rayo Vallecano, dois remanescentes de 2022-23, se confrontando no jogo de abertura. A rodada final está marcada para o dia 26 de maio de 2024, apenas uma semana antes da final da Champions League, com improváveis adiamentos, já que é de praxe que todos os jogos terminem antes da decisão continental e em um final de semana.
A princípio, apenas quatro das 38 rodadas serão disputadas no meio de semana: 7ª, 18ª, 19ª e 36ª. O dia 31 de janeiro, uma quarta-feira, também foi reservado para prováveis jogos adiados de Atlético de Madrid, Real Madrid, Barcelona e Osasuna. Os quatro times disputarão a Supercopa da Espanha, prevista para ser realizada no Oriente Médio na segunda semana do mês de abertura de 2024, e podem ter seus compromissos pela liga adiados.
Em relação às temporadas anteriores, há uma novidade: a rodada de véspera de Ano Novo, comum na temporada, não acontecerá. Haverá uma paralisação entre os dias 20 de dezembro e 2 de janeiro para os festejos de fim de ano. Outras quatro paralisações também estão previstas por jogos da seleção da Espanha nas Datas Fifa, 4-12 de setembro, 9-17 de outubro, 13-21 de novembro e 18-26 de março serão os dias dos jogos da Fúria que devem pausar a La Liga.
+ Quais são os maiores campeões do Campeonato Espanhol? Veja a lista de títulos da La Liga
COMO CHEGAM OS GIGANTES?
O Barcelona chega à competição como o atual campeão, depois de erguer o troféu com quatro jogos para o fim da última temporada, depois de vitória no clássico local com o Espanyol, por 4 a 2. Os comandados de Xavi Hernández fizeram uma campanha excepcional, com 70 gols marcados e 20 sofridos (melhor defesa e segundo melhor ataque da liga). Para esta temporada, o time se reforçou com Oriol Romeu, Iñigo Martínez e um dos destaques da temporad: Ilkay Gundogan, um dos pilares da Tríplice Coroa do Manchester City. Peças que chegam para elevar a qualidade da Xavineta.
O Real Madrid, por sua vez, acabou perdendo peças importantes nesta janela. Karim Benzema foi a saída mais sentida, indo para o mundo árabe. Porém, as chegadas são positivas: o promissor Arda Guler, o bom centroavante Joselu e o craque Jude Bellingham, que custou 120 milhões de euros. A permanência de Carlo Ancelotti, pelo menos até o meio de 2024, garante a sequência de um bom trabalho que já levou uma Champions para a capital espanhola, mas que na última temporada, oscilou e chegou a ter sua vaga direta na Champions ameaçada.
Já o Atlético de Madrid, que venceu a liga em 2021, teve duas metades opostas na última temporada. A primeira foi péssima, com queda precoce na Champions e fora do top 4 do Campeonato Espanhol. A segunda, porém, foi de arrancada, um futebol vistoso e garantia de vaga na fase de grupos da principal competição continental. Os reforços foram poucos: Caglar Soyuncu, Javi Galán e o principal deles, César Azpilicueta, que chega para suprir um time que enfraqueceu defensivamente nas últimas temporadas.
QUANDO SERÁ O EL CLÁSICO?
O aguardado duelo, disputado entre Real e Barça, acontecerá primeiro no Estádio Olímpico de Montjuic, casa dos catalães durante as reformas do Camp Nou, no dia 29 de outubro. A volta, no Bernabéu, está marcada para o dia 21 de abril de 2024, na rodada 32. O primeiro dérbi que envolve os gigantes será entre os dois times da capital, já na rodada 6, no Cívitas Metropolitano, casa do Atleti.
PARA COMEÇAR BEM
Veja os jogos da primeira rodada do Campeonato Espanhol abaixo:
ALMERÍA x RAYO VALLECANO
Data: sexta-feira, 11 de agosto de 2023
Horário: 14h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mediterrâneo
SEVILLA x VALENCIA
Data: sexta-feira, 11 de agosto de 2023
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Estádio Ramón Sánchez Pizjuan
REAL SOCIEDAD x GIRONA
Data: sábado, 12 de agosto de 2023
Horário: 12h (de Brasília)
Local: Anoeta
LAS PALMAS x MALLORCA
Data: sábado, 12 de agosto de 2023
Horário: 14h30 (de Brasília)
Local: Gran Canaria Stadium
ATHLETIC BILBAO x REAL MADRID
Data: sábado, 12 de agosto de 2023
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: San Mamés
CELTA DE VIGO x OSASUNA
Data: domingo, 13 de agosto de 2023
Horário: 12h (de Brasília)
Local: Balaídos
VILLARREAL x REAL BETIS
Data: domingo, 13 de agosto de 2023
Horário: 14h30 (de Brasília)
Local: Estádio de la Cerámica
GETAFE x BARCELONA
Data: domingo, 13 de agosto de 2023
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Coliseu Alfonso Pérez
CÁDIZ x ALAVÉS
Data: segunda, 14 de agosto de 2023
Horário: 14h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nuevo Mirandilla
ATLÉTICO DE MADRID x GRANADA
Data: segunda, 14 de agosto de 2023
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Cívitas Metropolitano