LANCE! Espresso: Rivaldo recebeu, sim, o reconhecimento merecido

Ex-craque, que fez 48 anos no domingo, é visto como injustiçado

imagem cameraReprodução/Instagram
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 19/04/2020
15:48
Atualizado em 20/04/2020
07:40
Compartilhar

Rivaldo completou ontem 48 anos. A data, somada à onda retrô que tomou conta dos canais esportivos neste período sem futebol, com partidas históricas sendo reprisadas, trouxe à tona mais uma vez uma velha afirmação que todos já ouvimos: a de que o ex-jogador não recebeu reconhecimento merecido pela carreira brilhante que teve.

Uma rápida reflexão joga por terra essa ideia. Ora, Rivaldo foi eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 1999, deixando para trás, em segundo, David Beckham, um dos jogadores mais midiáticos de todos os tempos. Foi premiado em uma época em que dividiu gramados com gente como Zidane e Ronaldo, para falar apenas de dois dos maiores gênios que o esporte já produziu.

Na cobertura da imprensa da época da Copa do Mundo de 2002, não foram poucos os jornalistas e colunistas de futebol, do Brasil e do exterior, que apontaram Rivaldo, e não o premiado Ronaldo, como o melhor atleta do Mundial. Foi uma carreira brilhante, vitoriosa, com passagens por Corinthians, Palmeiras e Barcelona, que até hoje o convoca para trabalhos como embaixador.

O próprio Rivaldo, que ontem foi lembrado por colegas e pelos clubes pelos quais passou, chamado inclusive de lenda, costuma dizer que não foi reconhecido. A verdade é que não foi midiático, e por causa da personalidade retraída. Mas não se pode dizer que não recebeu os aplausos. Recebeu, sim, e do tamanho de seu talento. Longa vida a este gênio da bola.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.

Siga o Lance! no Google News