A Fifa entregou nesta segunda-feira os prêmios do The Best, que condecorou os melhores do mundo da última temporada. Em cerimônia realizada sem público na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, por conta de restrições da Covid-19, o polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador.
É a segunda vez consecutiva que o artilheiro do Bayern de Munique leva o prêmio de melhor do mundo. No ano passado, o polonês desbancou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Desta vez, o egípcio Mohamed Salah estava no lugar do português na briga.
+ Veja a tabela e os jogos da Champions League
No futebol feminino, Alexia Putellas, do Barcelona, conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo. A espanhola de 27 anos repetiu o feito da Bola de Ouro, prêmio entregue pela revista "France Football", e desbancou Sam Kerr e Jennifer Hermoso.
VEJA OUTRAS PREMIAÇÕES
Melhores técnicos: Thomas Tuchel e Emma Hayes, dos times masculino e feminino do Chelsea, respectivamente, foram eleito os melhores treinadores do mundo. O alemão conquistou a Champions League, enquanto a inglesa faturou o Campeonato Inglês.
Melhores goleiros: Christiane Endler, do Lyon, e Édouard Mendy, do Chelsea, ficaram com os prêmios de melhores goleiros do futebol feminino e masculino na temporada. A chilena venceu o Campeonato Francês com o PSG antes de chegar aos Gones e o senegalês foi destaque dos Blues na Champions League.
+ Coutinho, campeões do Real Madrid, Antony, Evanílson… Os destaques brasileiros no fim de semana do futebol europeu
Prêmio Puskás: Erik Lamela, atualmente no Sevilla, venceu a disputa de gol mais bonito da última temporada. Na ocasião, quando ainda vestia a camisa do Tottenham, o argentino marcou um belo de gol de letra em derrota dos Spurs no clássico com o Arsenal por 2 a 1.
Caso Eriksen: A Dinamarca também foi premiada em duas ocasiões da premiação. Primeiro, no "Fair Play", os médicos da seleção dinamarquesa foram homenageados pelo socorro prestado ao ex-jogador da Inter de Milão, que sofreu uma parada cardíaca na estreia da Eurocopa. Na sequência, no "Fifa Fans Awards", torcedores de Dinamarca e Finlândia foram homenageados pelo apoio durante o momento com Christian Eriksen.
Seleções do ano: Alvo de polêmica, a Fifa divulgou também o time ideal da temporada no futebol feminino e masculino. No feminino, sem a presença de nenhuma jogadora do Barcelona, que venceu tudo na última temporada, incluindo a melhor do mundo, Alexia Putellas, a brasileira Marta apareceu entre as listadas. No masculino, um time com quatro atacantes foi eleito.
Homenagens individuais: Além das premiações já conhecidas, a Fifa preparou duas surpresas, para homenagear Christine Sinclair e Cristiano Ronaldo. A canadense, de 38 anos, é a maior artilheira de seleções da história do futebol entre homens e mulheres, com 188 gols marcados. Já o português, que quebrou o recorde do iraniano Ali Daei, tornou-se o maior artilheiro de seleções do futebol masculino.