O Atlético de Madrid dependia apenas de si para assumir a liderança do Campeonato Espanhol neste domingo. Mas os Colchoneros não fizeram por merecer atuando no La Rosaleda e foram derrotados pelo Málaga, por 1 a 0, em duelo válido pela 16ª da Liga. Aos 41 minutos do segundo tempo, o atacante brasileiro Charles marcou o gol do time andaluz, que chegou ao quarto jogo seguido sem derrota – duas vitórias e dois empates.
Como o Barcelona só atuará pela rodada em 2016 por conta do Mundial – jogo contra o Sporting Gijón será em 16 de fevereiro –, o Atlético assumiria a liderança até mesmo em caso de empate. Com a derrota, o time da capital permaneceu com os mesmos 35 pontos do Barça, que leva vantagem no saldo de gols e por ter um jogo a menos. O Real é, com 33, o terceiro. Já o Málaga foi aos 17 e se distanciou da zona de rebaixamento.
Ainda sem Jackson Martínez, que se recupera de lesão, como referência, Simeone apostou em Vietto ao lado de Griezmann no ataque, com Ferreira Carrasco aberto pela esquerda. Mas o dia não foi do Atlético. Sem objetividade, o time ainda não conseguiu conter o ímpeto do Málaga, mais envolvente no ataque, apesar de ainda ser o time que menos marcou no Espanhol – agora são dez gols.
Após ter perdido Gabi expulso aos 11 minutos do segundo tempo, o Atlético se mostrava satisfeito com o empate. Mas o Málaga fez por merecer a vitória – teve 61% de posse de bola e 17 finalizações. O veterano Roque Santa Cruz foi chamado para os minutos finais, mas quem marcou foi Charles, aos 41 minutos do segundo tempo. Cruzamento de do marroquino Amrabat, finalização do camisa 9 brasileiro, desvio em Godín e festa no La Rosaleda. Foi apenas o oitavo gol sofrido pelo Atlético, dono da melhor defesa da Liga.
Ainda neste domingo, o Celta de Vigo derrotou o Granada, fora de casa, por 2 a 0, se mantendo em quarto na tabela e frustrando o Villarreal. O Submarino Amarelo também venceu longe dos seus domínios, ao superar a Real Sociedad por 2 a 0, mas segue na quinta colocação.