O Barcelona anunciou, nesta sexta-feira, a venda do atacante brasileiro Malcom, de 22 anos de idade por 40 milhões de euros (R$169 milhões), e mais 5 milhões de euros em variáveis e bônus para o Zenit São Petersburgo, atual campeão russo. O contrato é de cinco temporadas.
Malcom chegou ao Barcelona na janela de transferências no início da última temporada, em uma negociação confusa e turbulenta, quando a Roma já havia anunciado a contratação do brasileiro e o Barcelona entrou na jogada, dando um balão no time italiano e fechando com o jogador.
Tanto que no vídeo de seu anúncio, pelas redes sociais, o Zenit ainda 'tirou um sarro' com a 'passagem' de Malcom pelo time italiano, ao colocar que o atacante 'jogou' pela Roma do dia 22 até o dia 23 de julho.
Revelado pelo Corinthians, Malcom não teve a sua melhor temporada com a camisa do Barcelona, atuando em 24 partidas e marcando apenas quatro gols. Longe de seus números com a camisa do Bordeaux, seu primeiro time no futebol europeu. Com o time francês foram 96 partidas, com 23 gols e 16 assistências.