Manchester United:  3 possibilidades para a “aquisição” do clube

Um dos mais tradicionais clubes da Inglaterra pode ter novo gestor

imagem camera.
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 14/06/2023
14:27
Compartilhar

O Manchester United pode ser o maior clube do mundo, e com certeza, é um dos mais valiosos.

A lista da Forbes dos clubes de futebol mais valiosos do mundo no ano passado colocou-os em terceiro lugar, atrás do Real Madrid e Barcelona, com um valor estimado de $4.6 bilhões de dólares. No entanto, os Red Devils têm uma renda operacional mais alta do que seus homólogos espanhóis.

Quando a família Glazer, proprietária do Manchester United, anunciou que considerariam ofertas por uma de suas propriedades mais preciosas, o mundo do futebol ficou atento. Desde a proposta de venda em novembro passado, vários potenciais compradores entraram na cena.

Estas são as opções da possível maior aquisição esportiva que o mundo já viu.

Os Glazers permanecem através de um investimento minoritário externo

O pior pesadelo para muitos fãs do United, incluindo aqueles que protestaram antes do jogo contra o Aston Villa em abril, seria os Glazers permanecerem. Mas, isso realmente pode acontecer.

Durante o processo de licitação, vários fundos de private equity com sede nos EUA mostraram interesse em fornecer financiamento aos potenciais novos proprietários ou aos atuais proprietários, os Glazers. Empresas como Elliott Management, Ares Management e The Carlyle Group ofereceram seu capital e expressaram disposição para assumir uma participação minoritária no clube.

Se os Glazers aceitarem um papel neste processo, eles poderão potencialmente trazer um parceiro minoritário para a mesa, oferecer nova dívida ou uma combinação de ambos para permitir a reforma do estádio Old Trafford e do centro de treinamento Carrington, mantendo a propriedade do clube. 

Apesar dessa possibilidade, especialistas financeiros acreditam que é a opção menos provável das três descritas até agora.

Sir Jim Ratcliffe compra a participação dos Glazers

Dê uma olhada em qualquer lista de bilionários britânicos e Sir Jim Ratcliffe provavelmente estará perto do topo. O proprietário e fundador do gigante petroquímico INEOS foi listado como segundo no Índice de Bilionários da Bloomberg, com um valor relatado de $14,3 bilhões. Apenas James Dyson é mais alto na lista do Reino Unido.

À primeira vista, Ratcliffe tem muita coisa a seu favor. Ele nasceu em Greater Manchester e é um grande fã de futebol - algo que provavelmente será bem recebido pelos torcedores. Ele tem 70 anos e adotou uma abordagem mais hands-off na INEOS, o que significa que provavelmente será capaz de dedicar mais tempo à administração do United. 

No entanto, há alguns inconvenientes. Ratcliffe reside em Mônaco, e não é porque ele quer melhorar sua estratégia de blackjack em um dos muitos casinos do país. Dizem que o bilionário economizou $4 bilhões em pagamentos de impostos, uma quantidade que segundo seus críticos poderia ter sido bem investida na economia do país ao invés se usada para construir uma vida de sucesso.

Além disso, sua oferta foi apenas para 69% da participação do clube, ou seja, do que os Glazers possuem. Isso significaria menos investimento geral, embora signifique que Ratcliffe valoriza o clube mais do que seus concorrentes. Ele também sinalizou que ficaria bem com os Glazers ainda mantendo alguma participação no clube.

Se o magnata britânico for bem-sucedido, isso sinalizará um retorno à propriedade britânica novamente após quase 20 anos de domínio dos Glazers.

Sheikh Jassim compra 100% do clube

Pouco se sabe sobre este outro grande jogador na disputa pela aquisição do United. O banqueiro catariano Sheikh Jassim é filho de um ex-primeiro-ministro do Catar e tem muito dinheiro.

Recentemente, ele fez uma oferta de £5 bilhões, um recorde mundial, para comprar 100% do clube. Embora se acredite que ele tenha oferecido mais dinheiro do que seu rival Ratcliffe, isso significa que o Sheikh valoriza o clube menos. Também significa que os Glazers deixariam de ter qualquer influência no clube - algo que muitos torcedores do United adorariam.

Se o Sheikh for bem-sucedido, muitos dentro do jogo questionarão as fontes de seu financiamento, com grandes interrogantes penduradas sobre o investimento do Catar no futebol. Também pode incomodar alguns fãs que não haja muita informação pública sobre Jassim, e ele pode causar suspeitas se continuar sendo secreto.

Uma aquisição do catariano seria a primeira empreitada do reino do Oriente Médio na Premier League. Se eles provarem ser proprietários capazes, no entanto, os fãs do United não se importarão com sua procedência.

A saga de aquisição dos Red Devils se estende

Um quarto e último resultado, seria que o processo de aquisição do United se arrastasse para a próxima temporada e além. Embora continue a capturar a atenção dos fãs de futebol no mundo todo, quanto mais o clube continuar em limbo, pior será para a administração e jogadores que têm um drama em andamento acima de suas cabeças. 

O estresse de uma grande aquisição pode ter um efeito extremamente prejudicial em um clube - basta olhar para o Chelsea - então os fãs do United que pressionam por um novo proprietário querem que tudo seja resolvido o mais rápido possível.

Siga o Lance! no Google News