O Arsenal foi melhor e acabou com a invencibilidade de 25 rodadas do Manchester United neste domingo, vencendo o clássico por 2 a 0 no Emirates Stadium. Esta também foi a primeira vitória de Arsene Wenger contra José Mourinho na Premier League.
Com o resultado, os Gunners chegam aos 65 pontos em 34 jogos, ficando em sexto lugar. Já os Red Devils somam 65 em 35 jogos. O Manchester City, primeiro na zona de classificação para a Liga dos Campeões, soma 69 pontos também em 35 partidas.
No primeiro tempo de partida, os Gunners foram melhores e aproveitaram com mais eficiencia os espaços deixados principalmente por Darmian no campo de ataque, porém, não conseguiram ser efetivos nas chances criadas. Do lado dos Diabos Vermelhos, a equipe encontrou dificuldades para entrar na área, apostando muito na ligação direta.
O jogo foi movimentado e David De Gea e Petr Cech garantiram o 0 a 0 no placar. As equipes terminaram a etapa inicial com a posse de bola praticamente dividida em 50%. Foram cinco finalizações dos donos da casa contra quatro dos visitantes.
No segundo tempo o cenário mudou e o Arsenal, mais envolvente, saiu na frente. Aos oito minutos, Xhaka viu De Gea adiantado e arriscou o chute de fora da área, Ander Herrera acabou desviando no meio do caminho e deixou a bola sem chances para o goleiro espanhol defender.
Logo depois, aos 11, a lei do ex agiu pela terceira vez em quatro jogos. Martial saiu jogando mal, Holding recuperou a bola no ataque e tocou para Chamberlain fazer o cruzamento na cabeça de Welbeck, que cabeceou forte e fez 2 a 0, fechando o placar.
Agora, o Arsenal faz confronto atrasado da 26ª rodada do Campeonato Inglês contra o Southampton, na próxima quarta-feira, às 15h45 (de Brasília). Já o Manchester United volta suas atenções para a Liga Europa e fará o jogo de volta contra o Celta de Vigo, no Old Trafford, quinta-feira, às 16h05 (de Brasília).