A novela Kylian Mbappé. Novos capítulos a cada ano, mudanças no roteiro e inversões de obviedades. Nada parece claro nesta altura da história, como se os personagens quisessem embolar a cabeça de quem acompanha. E para os amantes de um bom drama, o desfecho final, na última cena, ainda não tem lugar, destino ou cor da camisa definida.
O astro francês já sinalizou ao clube que não quer sair antes de 2024, mas não quer renovar seu vínculo. Clubes gigantes do futebol europeu estão de olho para tentar sua contratação e a Arábia Saudita também cerca a situação. Por isso, o Lance! preparou um especial resumindo toda a jornada de Mbappé em busca de um futuro ao seu controle.
OS ANTECEDENTES
Desde o ano de 2021, a estrela do Paris Saint-Germain já era alvo do Real Madrid. Seu contrato expiraria ao fim de junho de 2022, e no começo deste ano, o camisa 7 costurou um acordo verbal com os merengues para se transferir para a capital espanhola. Porém, meses depois, viria o primeiro veredito: uma renovação de contrato, que parecia ser até o ano de 2025, como anunciado pelo clube, e que rechaçou o acordo com o Real, levando o presidente madridista Florentino Pérez à fúria.
+ Seu coração também bate por um Clube internacional? Aproveite camisas com até 50% OFF
Em 2023, foi revelado que o contrato assinado com o Paris funcionaria da seguinte maneira: o vínculo inicial iria até 2024, com obrigação de extensão por mais um ano caso o time conquistasse a Champions League no período e opção da extensão também até 2025 caso desejado pelo jogador. Porém, uma eliminação na Champions para o Bayern de Munique eliminou a parte obrigatória e Mbappé entregou uma carta aos mandatários parisienses afirmando não desejar puxar o gatilho pela opção.
FASE MONETÁRIA
Com o contrato se encerrando ao fim do primeiro semestre de 2024, esta é a última oportunidade do clube de lucrar com a saída do jogador, já que em janeiro, Kylian poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube no mundo. Caso não haja uma renovação e o atleta siga atuando até 2024, sairá sem trazer lucros aos cofres da diretoria.
Mbappé teve o seu valor estimado em 180 milhões de euros, sendo o jogador mais caro no mundo, junto ao centroavante norueguês Erling Haaland, do Manchester City. Entre 2018 e 2019, após a conquista da Copa do Mundo pela França, seu valor de mercado chegou a atingir a casa dos 200 milhões na moeda europeia.
QUEM ESTÁ DE OLHO?
O Real Madrid, mesmo com a situação que aconteceu em 2022, ainda deseja ter o camisa 7 e sabe que é o clube-prioridade do jogador em uma possível saída grátis no próximo ano. Florentino Pérez, porém, não deseja desembolsar um valor astronômico agora, entendendo que um movimento grátis é possível para 2024, economizando 180 milhões de euros em seus cofres.
Já os clubes que não têm a prioridade de Mbappé sabem que precisam fazer a proposta neste momento, ou pelo menos na janela do inverno europeu. O programa espanhol "El Chiringuito" chegou a informar que o Liverpool de Jürgen Klopp ofereceu cerca de 200 milhões para tê-lo, mas a negociação ainda não teve desenvolvimento.
+ De clubes a ilha paradisíaca: o que Mbappé poderia comprar com o salário oferecido pelo Al-Hilal?
Um outro possível movimento do astro seria para a Arábia Saudita. O Al-Hilal, clube do treinador português Jorge Jesus, tem o artilheiro da última Copa do Mundo em sua mira, mas Kylian já afirmou não ter interesse em sair para o Oriente Médio e pensa em ficar no continente europeu. Ainda assim, o Clube dos Príncipes manifestou desejo e, com o aporte do Fundo de Investimento Público local, tem totais condições de convencê-lo com um salário alto.
OLHO NA TEMPORADA
Enquanto a situação não se define, Kylian Mbappé fica disponível para Luis Enrique no começo da temporada. O PSG recebe o Lorient no Parque dos Príncipes no próximo sábado (12), às 16h (de Brasília), na estreia da Ligue 1. Na última temporada, o camisa 7 foi artilheiro da competição, anotando 29 gols em 34 partidas.