Melhores ataques, goleadores, vilões… Veja o que rolou na Liga

Leverkusen é o que fez mais gols, enquanto PSG e Real ainda não foram vazados

Escrito por

A primeira metade da fase de grupos da Liga dos Campeões já era. Nesta quarta-feira, encerrou-se o turno inicial desta etapa do torneio, e dá para determinar alguns aspectos. O melhor ataque, por exemplo, não é de um dos grandes favoritos, mas sim do Bayer Leverkusen. A grande decepção é o Chelsea, a artilharia é de Cristiano Ronaldo, enquanto Neymar e Messi ainda não balançaram as redes. Aliás, foram 10 gols brasileiros. Os grandes "vilões" da competição são Héctor Moreno e Nainggolan.

ATAQUE E DEFESA
Quando o assunto é gol, o melhor a se fazer na Liga dos Campeões é buscar clubes alemães. O ataque mais positivo do torneio é do Bayer Leverkusen, que já balançou as redes nove vezes, e nem lidera o Grupo E, está atrás do Barcelona. O Bayern de Munique vem atrás nessa lista, com oito, empatado com o Zenit.

Mas se o assunto for defesa, o lugar para procurar isso é no Grupo A. Dois clubes da Liga dos Campeões ainda não foram vazados, e ambos estão nesta chave. Real Madrid e Paris Saint-Germain, que empataram nesta quarta-feira em 0 a 0, têm as melhores zagas. A Juventus vem depois, com um.

ARTILHARIA E GOLS BRASILEIROS
Goleador das últimas três edições da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo já está no topo da lista novamente. O craque português marcou cinco dos seis gols do Real Madrid até agora. Neymar e Messi, que dividiram a artilharia com o jogador merengue na temporada passada, ainda não balançaram as redes. Porém, vale lembrar que, lesionado, o argentino atuou apenas uma vez. Atrás de CR7, Doumbia, Chicharito, Lewandowski, Aboubakar, Gaitán e Hulk aparecem com três, cada.

Liga dos Campeões já teve 10 gols brasileiros, sendo três de Hulk

Nessas três primeiras rodadas, saíram 10 gols de jogadores brasileiros. O que mais balançou as redes foi Hulk, que fez dois sobre o Valencia e mais um sobre o Lyon. O Chelsea contribuiu para a lista com mais três, sendo dois de Willian e um de Oscar. O Porto garantiu mais um, e foi justamente em cima do Chelsea, com Maicon, que garantiu a vitória por 2 a 1. Douglas Costa fez um na goleada sobre o Dínamo de Zagreb, David Luiz conferiu contra o Shakhtar Donetsk, e Júnior Moraes, do Dínamo de Kiev, fez contra o Maccabi.

Bayern tem a maior goleada da competição (Foto: Guenter Schiffmann)

GOLEADAS E 'O' JOGO
Por enquanto foram três vitórias com pelo menos quatro gols de diferença. A maior goleada foi aplicada pelo Bayern de Munique, que derrotou o Dínamo de Zagreb por 5 a 0 na Alemanha. O Chelsea se livrou por uns dias da crise que enfrenta ao vencer o Maccabi Tel Aviv por 4 a 0, mesmo resultado em que o Atlético de Madrid derrotou o Astana.

Porém, o jogo mais emocionante neste primeiro turno foi um empate. E justamente nesta última rodada. Na Alemanha, o Bayer Leverkusen abriu 2 a 0 com menos de 20 minutos e parecia que iria vencer a Roma com facildiade. Mas De Rossi marcou duas vezes e empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, os italianos fizeram 4 a 2 aos 28 minutos, e parecia que ficaria assim. Mas o time da casa conseguiu buscar a igualdade e terminou 4 a 4.

Shaw sofreu uma fratura dupla por causa de Moreno (Foto: John Thys/AFP)

A DECEPÇÃO E OS VILÕES
Apenas na 12ª posição do Campeonato Inglês, o Chelsea também não vai bem na Champions. Começou bem, ao golear o Maccabi Tel Aviv por 4 a 0. Mas depois jogou mal e perdeu para o Porto por 2 a 0, no Dragão, e na Ucrânia, apenas empatou contra o Dínamo de Kiev, e está na terceira posição. José Mourinho tem sido muito questionado, e conta com dois jogos em casa no segundo turno para conseguir a classificação.

Além disso, dois jogadores podem ser apontados como "vilões" da Liga dos Campeões. Um é Nainggolan. O volante da Roma cometeu uma falta muito dura em cima de Rafinha e o brasileiro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. O outro é Héctor Moreno, do PSV. O lateral-esquerdo estava perto de fazer um golaço, mas o zagueiro mexicano entrou de forma pesada e cometeu uma fratura dupla na perna direita. O árbitro nem sequer marcou a falta, que seria pênalti, e ainda marcou um gol em cima do Manchester United na ocasião.

Siga o Lance! no Google News