Após o caso de racismo contra o brasileiro Vinícius Jr, no duelo entre Real Madrid e Valencia, pelo Campeonato Espanhol, o treinador merengue Carlo Ancelotti confirmou o desfalque do atacante nesta quarta-feira, contra o Rayo Vallecano. Mesmo com sua expulsão anulada, Vini estará fora do jogo, mas receberá homenagens dos torcedores e de seus companheiros no confronto.
Além dos episódios de racismo, que ocorreram durante boa parte do jogo e fizeram o encontro ser paralisado por nove minutos, o camisa 20 foi expulso nos acréscimos. Após confusão com o goleiro Mamardashvili, Vini foi preso em um mata-leão pelo adversário Hugo Duro e, quando se desvencilhou da chave, acertou o rosto de Hugo com o braço. O VAR, comandado por Iglesias Villanueva, mostrou ao árbitro de campo Ricardo de Burgos Bengoechea apenas a agressão do madridista e omitiu a submissão do valenciano, induzindo o vermelho apenas para Vinícius.
+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT
A Real Federação Espanhola de Futebol anulou o cartão para Vini e demitiu Villanueva de suas funções como árbitro da liga dois dias após o jogo. Mesmo com a suspensão anulada, o atacante estará fora do jogo com o Rayo. Ancelotti confirmou um desgaste do jogador com a situação de racismo, a décima só nesta temporada, além de um pequeno desconforto no joelho que o confirmará como desfalque. A lista de relacionados do italiano já não inclui o nome do atleta.
Entretanto, Vinícius não deixará de ter os holofotes do jogo desta quarta. Antes do clássico da capital, os jogadores do Real Madrid entrarão em campo com uma placa que homenageará e demonstrará apoio ao brasileiro. Além disso, no minuto 20, que fará referência ao número de sua camisa, os torcedores merengues entoarão gritos contra o racismo e a favor de Vini.
O brasileiro deve estar presente nas tribunas do Santiago Bernabéu. A pedido de Florentino Pérez, presidente do Madrid, o atleta figurará no estádio e deve receber uma grande ovação dos aficionados presentes. A intenção do clube é fazer com que Vinícius Jr se sinta abraçado pela torcida e não aspire uma saída da Espanha.
+ Vini Jr segue na Espanha? Em coletiva, Carlo Ancelotti fala sobre futuro do brasileiro
O ocorrido no último domingo marcou o nono caso de racismo contra Vinícius dentro de campo, o décimo na temporada. Torcedores do Valencia gritaram "mono" - macaco em espanhol - em algumas oportunidades durante o jogo. Aos 27 minutos do segundo tempo, o duelo foi paralisado após Vini identificar um dos aficionados que estavam o ofendendo no setor Mario Kempes e relatar ao árbitro do jogo. Um pequeno bate-boca se estendeu entre o jogador e a torcida do setor, e De Burgos Bengoechea, após conversar com Ancelotti e com o jogador, decidiu pela continuação da partida. No fim, ainda houve tempo para a expulsão na confusão com Hugo Duro.
Real e Rayo entram em campo no Bernabéu às 14h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, pela 36ª rodada do Campeonato Espanhol. A equipe de Vinícius precisa vencer para não se complicar na corrida por uma vaga direta na fase de grupos da próxima Champions, já que a Real Sociedad está na cola pela terceira posição.