A Inter de Milão vai jogar sua primeira final de Uefa Champions League desde o título conquistado em 2009/10, contra o Bayern de Munique em Madri. O adversário desta decisão será o Manchester City e a bola rola neste sábado, dia 10 de junho, a partir das 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.
Para a decisão deste sábado, a Inter de Milão conta com um trunfo que conhece muito bem. O centroavante Lautaro Martínez tem provado ser um jogador decisivo, visto que tem marcado gols importantes, como os do título da Copa da Itália, conquistado sobre a Fiorentina. E pode-se dizer que o argentino tem repetido os passos de um velho conhecido da torcida Nerazzurri: seu compatriota, Diego Milito.
+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT
ORIGENS: RAÍZES NO RACING CLUB
Tanto Diego Milito quanto Lautaro Martínez iniciaram a carreira no Racing Club de Avellaneda. Em 1999, Milito surgia como um jovem centroavante promissor na Academia. Em 2001, foi campeão da Clausura pelo clube e deixou o futebol argentino em 2004 para se juntar ao Genoa, da Itália. Anos depois, após passagem pelo Real Zaragoza, da Espanha, Milito foi contratado pela Inter de Milão em 2009.
Por sua vez, Lautaro Martínez surgiu em 2015, aos 18 anos, fazendo sua estreia pelo Racing no Campeonato Argentino. Contudo, apenas em 2018 que "El Toro" ganhou projeção internacional ao brilhar na Copa Libertadores da América, com direito a um hat-trick diante do Cruzeiro, na vitória do clube de Avellaneda por 4 a 2. No mesmo ano, foi vendido à Inter de Milão, sendo indicado justamente por Diego Milito.
PODER DE DECISÃO
A temporada estreia de Diego Milito na Inter de Milão foi um verdadeiro sucesso. O argentino conquistou a tríplice coroa, erguendo o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Uefa Champions League em 2009/10, cravando seu nome na história do clube. Dos 100 gols marcados pela Nerazzurri na temporada, 32 foram de Milito, sendo que quatro deles decidiram títulos.
Lautaro não engrenou de primeira como Milito. Demorou um pouco mais, dada a fase instável vivida pela Inter em 2018/19. Seu primeiro hat-trick veio na temporada 2020/21, que terminou com a conquista do título italiano para a Inter, o primeiro desde os tempos de Diego Milito, vencido na edição 2009/10.
CHAMPIONS LEAGUE: AURA DE MILITO E CHANCE DE FAZER HISTÓRIA
Não tem como o torcedor da Inter de Milão esquecer a mágica temporada 2009/10, marcada pela tríplice coroa. A decisão daquela edição de Uefa Champions League, contra o Bayern de Munique no Santiago Bernabéu, teve como marco a brilhante atuação de Diego Milito, que marcou os dois gols da vitória por 2 a 0, dando o tricampeonato europeu à Nerazzurri.
Finalista em 2022/23, a Inter tem um cenário diferente para o duelo contra o Manchester City. Em 2010, a equipe comandada por José Mourinho tinha um elenco recheado de grandes jogadores (Júlio César no gol; Maicon, Lúcio e Samuel na defesa, Zanetti e Sneijder no meio-campo; Eto'o e Milito no ataque, por exemplo).
Para a final contra o Manchester City, a Inter chega, para muitos, com o status de "azarão". Mas para Lautaro Martínez, que já se provou não temer jogos grandes, repetir com maestria os passos de Diego Milito o colocará, certamente, no panteão de lendas da Inter de Milão, ao lado do próprio "El Príncipe".