Há uma semana que a Juventus atropelou o Barcelona com o placar de 3 a 0 complicando a situação do time catalão na busca por uma vaga nas semifinais da Liga dos Campeões. Durante a primeira partida, válida pelas quartas de final, um argentino foi fundamental para a vantagem que a Juventus abriu, Dybala foi o astro do jogo ao marcar dois gols contra o Barça, Chiellini marcou o terceiro.
Nesta quarta-feira, às 15h45, os times voltam aos gramados no Camp Nou para definir qual deve avançar. De um lado na partida decisiva, a Juventus pode perder por até dois gols de diferença que ainda assim se garante na semifinal. Tal fator anima a torcida, já que os italianos não perdem por três gols desde janeiro de 2011, quando foi derrotado pelo Napoli por exatos 3 a 0.
Por outro lado, o Barcelona entra em campo buscando um milagre não muito diferente do que realizou contra o PSG. No primeiro jogo das oitavas de final, o time francês bateu o Barça por nada menos que 4 a 0. Porém a vitória não foi o suficiente, já que na volta, no estádio Camp Nou, o clube catalão passou para as quartas ao vencer o PSG por 6 a 1 e marcar uma virada histórica em disputas de mata-mata.
Falando em viradas históricas, nenhum clube conseguiu se recuperar tantas vezes em competições europeias depois de ser derrotado por 3 a 0 na ida como o Barcelona. Além da virada em cima do PSG, o time catalão conseguiu passar o Ipswich Town, na Copa da UEFA de 1977-78, o Anderlecht, na Recopa 1978-79, e o Göteborg, pela Copa dos Campeões da Europa, atual Liga dos Campeões, em 1985-86.
Na atual edição do torneio, o Barcelona perdeu três vezes, todas fora de casa. Já a Juventus ainda não viu a derrota passar perto e está invicto, sendo um dos favoritos para chegar à final. Apesar da dificuldade nítida que o time espanhol vai encontrar para conseguir mais uma virada, o apoio da torcida pode embalar os jogadores.
Nesta segunda-feira o clube mostrou como deve ser o mosaico que vai anteceder a partida. Ao todo, são mais de 90 mil cartolinas que formarão a frase "more than a club" (mais que um clube), desta vez o lema do Barcelona estará em inglês. Vale lembrar que Barcelona e Juventus disputaram a final da Liga dos Campeões de 2015 e o time espanhol levou a melhor e ergueu a taça.
Monaco e Borussia Dortmund entram em campo no mesmo horário. Mais dois confrontos decisivos antecedem a rodada nesta terça. Veja abaixo mais informações sobre os outros confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA.
Monaco x Borussia Dortmund
Local: Louis ll
Data: 19/04/2017 - 15h45
Leicester x Atlético de Madrid
Local: Leicester Stadium
Data: 18/04/2017 - 15h45
Real Madrid x Bayern de Munique
Local: Santiago Bernabéu
Data: 18/04/2017 - 15h45