Na busca por espaço no São Paulo, como James Rodríguez chega para enfrentar a Seleção Brasileira?

Brasil e Colômbia se enfrentam na quinta-feira (16), às 21h (de Brasília)

Escrito por

No São Paulo, James Rodríguez continua lutando para conquistar seu lugar na equipe titular. No entanto, na seleção da Colômbia, ele é um dos principais nomes do elenco, e sua presença na escalação contra a Seleção Brasileira nesta quinta-feira (16) é praticamente garantida, se seguir o que aconteceu nas convocações mais recentes.

Mas há quem diga que as atuações de James pela seleção e pelo Tricolor são distintas. Desde que foi anunciado pela equipe brasileira em julho, o colombiano passou por um período complicado de adaptação.

Pelo São Paulo, esteve presente em 13 jogos nesta temporada, sendo reserva em seis deles. Apesar de ser titular e uma estrela na seleção, um dos motivos pelos quais ele ainda não se firmou totalmente na equipe está relacionado à sua adaptação ao futebol nacional e à busca por uma confiança maior, abalada por episódios marcantes nos quais esteve envolvido no clube do Morumbi.

Antes de chegar no Tricolor, o colombiano não entrava em campo desde abril, quando ainda defendia o Olympiacos, da Grécia. No entanto, o que realmente abalou foi o que aconteceu contra a LDU, nas quartas de final da Copa Sul-Americana.

James Rodríguez desperdiçou um pênalti na cobrança, e com isso, o Tricolor foi eliminado da competição. Contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, mais uma vez cometeu um erro assim. Em uma penalidade assinada durante a partida, no Morumbi, pediu a responsabilidade da cobrança, mas bateu mal. Entretanto, buscou a redenção neste mesmo jogo e marcou o único gol do time, na derrota por 2 a 1.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

➡️ ‘Messi brasileiro’ e amigo de Endrick no Palmeiras, Estêvão brilha pela Seleção Sub-17 e mostra credenciais no Mundial

(Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

Mas na última convocação a história foi outra...
Se a confiança de James estava abalada, a última convocação deu um gás a mais para o colombiano. Em outubro, no empate por 2 a 2 da Colômbia com o Uruguai, James Rodríguez chamou atenção pelo seu desempenho e pelo gol marcado. Inclusive, recebeu elogios de torcedores do São Paulo e da mídia internacional. A partida, válida pela terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, foi disputada no Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla.

Além do gol, também deu assistência para o segundo gol da equipe, que foi marcado por Uribe. Mas o que o jeito que James joga na seleção colombiana explica isso tudo.

O atleta tem qualidade, mas ainda está em processo de adaptação. Na seleção colombiana, James atuou como um camisa 10, às vezes até mesmo com um "falso 9". O jogador comandou todas as posições de ataque, pisando bastante na área para finalizar.

No retorno após esta convocação, Dorival começou a usar James de uma forma parecida. Contra o Grêmio, neste retorno, deu duas assistências na vitória por 3 a 0.

Para a partida de terça-feira (16), contra o Brasil, a expectativa é que o colombiano jogue em uma posição parecida e chegue embalado, ainda mais que agora está conhecendo mais ainda o 'jeito brasileiro de jogar'.

Siga o Lance! no Google News