Todo inicio de temporada a Fifa faz uma seleção da temporada anterior e neste ano sete brasileiros estão entre os 55 finalistas: Daniel Alves, David Luiz, Marcelo, Thiago Silva, Casemiro, Philippe Coutinho e Neymar. Os nomes foram divulgados nesta quarta-feira e os 11 escolhidos (um goleiro, quatro defensores, três meias e três atacantes) serão anunciados na festa de gala da Fifa no dia 23 de Outubro, em Londres.
A seleção é escolhida pelos próprios jogadores e 24 mil profissionais ao redor tem o direito ao voto. Desta vez, a eleição leva em conta o que o atleta fez ao longo de toda a temporada, mais precisamente de agosto de 2016 até junho de 2017. Por isso a premiação será em Outubro e não mais em Janeiro.
O país com mais representantes é a Espanha, com nove. Logo atrás vem Brasil e França, com sete jogadores cada. Depois vem a Alemanha com seis, Itália com quatro, Uruguai e Argentina com três cada, e Portugal, Bélgica e Chile com dois cada. Os outros dez são de nacionalidades distintas.
Neste ano, Neymar pode voltar aos 11 que integram o time ideal da Fifa e Casemiro, Coutinho e David Luiz podem estrear nesta seleção. Em 2015, ele apareceu junto com Thiago Silva, Dani Alves e Marcelo. Já em 2016, só os dois laterais figuraram entre os 11 melhores.
Confira os 55 nomes:
GOLEIROS: Buffon (Juventus e Itália), De Gea (Manchester United e Espanha), Keylor Navas (Real Madrid e Costa Rica), Neuer (Bayern de Munique e Alemanha), Oblak (Atlético de Madrid e Eslovênia);
DEFENSORES: Alaba (Bayern de Munique e Áustria), Jordi Alba (Barcelona e Espanha), Daniel Alves (Juventus/PSG e Brasil), Jerome Boateng (Bayern de Munique e Alemanha), Bonucci (Juventus/Milan e Itália), Carvajal (Real Madrid e Espanha), Chiellini (Juventus e Itália), Godín (Atlético de Madrid e Uruguai), Hummels (Bayern de Munique e Alemanha), Lahm (Bayern de Munique e Alemanha), David Luiz (Chelsea e Brasil), Marcelo (Real Madrid e Brasil), Mascherano (Barcelona e Argentina), Pepe (Real Madrid/Besiktas e Portugal), Piqué (Barcelona e Espanha), Sergio Ramos (Real Madrid e Espanha), Thiago Silva (PSG e Brasil), Umtiti (Barcelona e França), Valencia (Manchester United e Equador) e Varane (Real Madrid e França);
MEIAS: Thiago Alcântara (Bayern de Munique e Espanha), Busquets (Barcelona e Espanha), Casemiro (Real Madrid e Brasil), Philippe Coutinho (Liverpool e Brasil), Hazard (Chelsea e Bélgica), Iniesta (Barcelona e Espanha), Isco (Real Madrid e Espanha), Kanté (Chelsea e França), Kroos (Real Madrid e Alemanha), Matic (Chelsea/Manchester United e Sérvia), Modric (Real Madrid e Croácia), Özil (Arsenal e Alemanha), Pogba (Manchester United e França), Verratti (PSG e Itália) e Vidal (Bayern de Munique e Chile);
ATACANTES: Bale (Real Madrid e País de Gales), Benzema (Real Madrid e França), Cavani (PSG e Uruguai), Cristiano Ronaldo (Real Madrid e Portugal), Dybala (Juventus e Argentina), Griezmann (Atlético de Madrid e França), Ibrahimovic (Manchester United e Suécia), Kane (Tottenham e Inglaterra), Lewandowski (Bayern de Munique e Polônia), Lukaku (Everton/Manchester United e Bélgica), Mbappé (Monaco/PSG e França), Messi (Barcelona e Argentina), Neymar (Barcelona/PSG e Brasil), Alexis Sánchez (Arsenal e Chile) e Luis Suárez (Barcelona e Uruguai).