Novidade: conheça a tecnologia revolucionária que anulou o gol de Lukaku na Eurocopa
Sensores são capazes de identificar os toques na bola durante o jogo

- Matéria
- Mais Notícias
A vitória da Eslováquia por 1 a 0 diante da Bélgica, pela primeira rodada do Grupo E na Eurocopa, ficou marcada por um momento histórico: a utilização de uma nova tecnologia no esporte. Novidade na competição, a Connected Ball foi responsável pela anulação do gol de empate dos Diabos Vermelhos, marcado por Lukaku, aos 43 minutos do segundo tempo.
Como funciona a tecnologia?
Bola da Eurocopa 2024, a Fussballliebe ('amor ao futebol', em alemão) possui um dos avanços mais interessantes na história recente do futebol.
Desenvolvida pela Adidas para o torneio, a tecnologia contribui para as decisões tomadas pelo árbitro de vídeo. Além de definir impedimentos, a novidade é capaz de dar vereditos sobre o toque dos jogadores na bola, o que foi crucial na decisão que invalidou o gol marcado pelo camisa dez da Bélgica. Para além disso, a arbitragem será capaz de decidir, com clareza, a autoria de gols em jogadas que gerem dúvidas.

No lance, a marcação foi crucial para identificar o sutil toque da mão de Openda na bola, que talvez não fosse identificado tão facilmente por meio da avaliação visual. Escolhida pela UEFA, a Fussballliebe apresenta um sistema de suspensão em seu centro, que abriga e estabiliza um sensor de movimento da unidade de medição inercial (IMU) de 500 Hz. O sistema é alimentado por uma bateria recarregável, que pode ser alimentada indutivamente, e é ancorado à bola por alguns tensores.
Junto à tecnologia do impedimento semiautomático, também adotada na Eurocopa, as mudanças auxiliarão na tomada de decisões mais rápidas durante os jogos. As câmeras do estádio auxiliam no processo: até 29 lentes estarão captando o movimento dos jogadores, de forma a determinar o momento exato do contato entre o corpo dos atletas e a bola.
Outro tipo de situação que será facilitada é a definição da autoria dos pênaltis. E aquela famosa dúvida "mas será que tocou na mão mesmo?" está cada vez mais próxima de ser exterminada na decisão dos árbitros. A palavra correta para definir o avanço é agilidade: no duelo entre Bélgica e Eslováquia, o gol de Lukaku foi anulado com menos de 1 minuto de análise na cabine, pelo árbitro turco Halil Umut Meler.
+ Lukaku perde chance inareditável e internet não perdoa: 'Pior jogador do mundo'
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias