O que está em jogo para as principais equipes na disputa da Europa League?

Grandes clubes estão na disputa do torneio, que começa nesta quarta-feira (25)

Escrito por

A primeira rodada da fase de liga da Europa League tem início nesta quarta-feira (25), com grandes equipes na disputa. E embora seja "apenas" a segunda competição mais importante do continente, seus principais competidores têm motivos de sobra para brigar pelo título.

➡️ Champions League; confira o ranking da artilharia por país no início da temporada

➡️ Com Endrick em alta no Real Madrid; veja todos os brasileiros que atuaram no clube neste século

Equipes como Manchester United (Inglaterra) e Ajax (Holanda), por exemplo, enxergam o título como a possibilidade de retomar o protagonismo de outros tempos no cenário europeu. Para times como o Athletic Bilbao (Espanha), o torneio é a oportunidade de consolidar um trabalho que já rendeu frutos na última temporada, com o título da Copa do Rei da Espanha.

Para esquentar o início da competição, listamos a seguir os principais times na disputa da Europa League e o que está em jogo para cada uma delas.

Ajax (Holanda)
O time holandês tem atravessado um mau momento nas últimas temporadas. Em 2023/24, por exemplo, ficou apenas na quinta posição da Eredivisie, foi eliminado na primeira fase da própria Europa League, além da queda na segunda fase da Copa da Holanda. Atualmente, é apenas o novo colocado do Campeonato Holandês. A conquista da Europa League não seria apenas o retorno às glórias europeias, mas também um alívio para os torcedores depois de campanhas tão frustrantes.

Ajax vem de campanhas frustrantes até mesmo nos campeonatos da Holanda (Foto: Olaf Kraak / ANP / AFP)

Athletic Bilbao (Espanha)
Liderado pelo jovem Nico Williams, um dos craques da Espanha no título da Eurocopa, o Bilbao disputa a Europa League para consolidar o seu projeto esportivo, que rendeu o título da Copa do Rei da Espanha na última temporada. Vale lembrar que o técnico da equipe é o experiente Ernesto Valverde, que dirigiu o Barcelona entre 2017 e 2020.

Nico Williams foi destaque da Espanha na últime edição da Eurocopa e lidera o ataque do Athletic Bilbao (Foto: INA FASSBENDER / AFP)

Fenerbahçe (Turquia)
Neste caso, um personagem torna a disputa do torneio especial. Trata-se de José Mourinho, técnico português que ostenta cinco títulos europeus no currículo, sendo dois troféus de Europa League (2002/03 pelo Porto e 2016/17 pelo Manchester United), além de dois de Champions League (2003/04 pelo Porto e 2009/10 pela Inter de Milão) e uma Conference League (2021/22 pela Roma).

O técnico anda em baixa na carreira, mas não pode ser subestimado, e uma eventual conquista da Europa League, especialmente com uma equipe com menor tradição nas competições continentais, recolocaria Mourinho no centro das atenções.

José Mourinho quer recuperar o prestígio no futebol europeu à frente do Femerbahçe (Foto: Divulgação / Fenerbahçe)

Manchester United (Inglaterra)
No comando da equipe desde 2022, o técnico Erik ten Hag nunca esteve tão pressionado. Não apenas pelas poucas conquistas nos últimos anos (Copa da Liga Inglesa 2022/23 e FA Cup 2023/24), mas também pelo mau desempenho de sua equipe. O técnico sabe disso e afirmou, em entrevista à Uefa, que deseja "dar o próximo passo" em seu trabalho.

- Esse é o nosso maior desafio e já estamos a trabalhar nisso há dois anos. Ganhamos dois troféus, mas queremos mais. Criamos uma nova estrutura, desenvolvemos o elenco e agora temos de dar o próximo passo, que é competir com as melhores equipes do mundo - afirmou o treinador. Em outras palavras: o sucesso do seu trabalho passa por uma boa campanha na disputa da Europa League.

Bruno Fernandes (esquerda) e Erik te Hag (direita) querem "dar o próximo passo" com o Manchester United na Europa League (Foto: Ben Stansall / AFP)

Porto (Portugal)
A equipe atravessa um momento de mudanças profundas em sua estrutura, tanto na direção, com a troca de presidentes (sai Pinto da Costa após 42 anos, e entra o ex-treinador André Villas-Boas) e de técnicos (Sérgio Conceição deixou a equipe depois de seis temporadas para a chegada de Vitor Bruno).

A conquista da Europa League na atual temporada pode dar a ambos a tranquilidade necessária para implantarem os seus projetos na equipe.

Trocas na presidência e no comando técnico do Porto colocam a equipe em momento de transição (Photo by MIGUEL RIOPA / AFP)

Tottenham (Inglaterra)
Os Spurs, não vencem qualquer campeonato desde a temporada 2007/08. Desde então, foi justamente em uma competição europeia, a Champions League da temporada 2018/19, uma das oportunidades em que o clube ficou mais próximo de quebrar o jejum.

Sob o comando de Ange Postecoglou, o Tottenham até apresentou um futebol vistoso e fez um bom início de Premier League na última temporada. Entretanto, uma queda de rendimento na reta final da competição fez com que a equipe terminasse na quinta posição.

A disputa da Europa League é uma boa oportunidade para consolidar o trabalho do técnico e mostrar que o clube está, de fato, disputando os principais títulos do continente.

Son é o craque do Tottenham na busca pelo título da Europa League (Photo by Glyn KIRK / AFP)

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Siga o Lance! no Google News