A Fifa anunciou nesta quarta-feira (4) que seis países irão sediar a Copa do Mundo de 2030, espalhados por três continentes: América do Sul, África e Europa. As nações-sede são: Argentina, Paraguai, Uruguai, Marrocos, Espanha e Portugal. A ideia da entidade é sediar os jogos inaugurais da competição no continente sul-americano, em especial no Estádio Centenário de Montevidéu, palco da primeira decisão de Copa do Mundo.
O combinado da América do Sul foi aceito pela Fifa visando uma comemoração dos 100 anos do primeiro mundial, disputado em 1930 no Uruguai. O restante da competição, conforme o acordo, decorre no Marrocos, na Espanha e em Portugal. É a primeira vez na história das Copas do Mundo que as sedes serão em continentes diferentes.
- O primeiro destes três jogos será disputado no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, precisamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo da Fifa. Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo - declarou Gianni Infantino, presidente da Fifa.