Os encontros de Neymar e Sampaoli, possível novo técnico do Santos
Técnico argentino tem acordo encaminhado para assumir o Peixe

- Matéria
- Mais Notícias
O Santos de Neymar está perto de acertar a contratação do técnico Jorge Sampaoli, de 65 anos, conforme informado pelo Lance!. O argentino, que teve passagem pela Vila Belmiro em 2019, deve substituir o português Pedro Caixinha, demitido após a derrota para o Fluminense, pelo Brasileirão, no domingo (13).
Relacionadas
➡️ Santos encaminha acordo para contratar o técnico Jorge Sampaoli
➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional
Caso o acordo se concretize, esta será a primeira vez em que Sampaoli terá o camisa 10 como seu comandado. Entretanto, os dois já viveram confrontos complicados em diferentes esferas e países do futebol, e o Lance! relembra alguns dos capítulos e lauda o retrospecto.
Entre o compromisso inaugural do embate e o mais recente, passaram-se quase dez anos. E em nenhum dos dez embates, Jorge conseguiu superar Neymar. O brasileiro acumula seis vitórias no raio-x, além de quatro empates.
Os primeiros dois capítulos renderam uma conquista ao craque. Santos e Universidad de Chile, campeões da Libertadores e da Sul-Americana de 2011, respectivamente, se encontraram na Recopa do ano seguinte. A ida, no Chile, terminou em um empate sem gols; na volta, mesmo perdendo pênalti, o meia-atacante fez um dos gols da vitória por 2 a 0, que garantiu o título dos paulistas, e seu primeiro com a braçadeira de capitão.
Sampaoli avançou da esfera nacional para a internacional e assumiu a seleção do Chile. Mas nem assim teve êxito sobre o astro: em quatro confrontos entre "La Roja" e o Brasil, a Seleção venceu dois no tempo regulamentar e um nos pênaltis, nas oitavas da Copa do Mundo de 2014, além de um empate por 2 a 2 em um amistoso em 2013.
A rendição de Jorge ao craque veio em outro trabalho. Enquanto comandava o Sevilla, o argentino encontrou Ney em 2016-17 por duas vezes, e perdeu ambas: 2 a 1 na Andaluzia e 3 a 0 no Camp Nou. Após o confronto na Catalunha, o comandante fez questão de elogiar o atleta, e rasgou elogios após o apito final.
➡️ PVC reprova união do Santos de Neymar com Sampaoli: ‘Colecionador de desafetos’
- Dei os parabéns ao Neymar pelo jogo que fez. Tenho grande admiração por ele. O Neymar é um digno sucessor de Messi e está no caminho certo para fazer grandes coisas. Tenho um bom relacionamento com ele - afirmou o técnico.
Fechando a lista, os dois últimos duelos foram no futebol francês. Em 2021-22, Sampaoli conduziu o Olympique de Marseille, de caras conhecidas do futebol brasileiro, como Luan Peres, Dimitri Payet e Gerson. Mesmo assim, não conseguiu triunfar: 0 a 0 em casa, e 2 a 1 para o Paris na capital, com direito a gol do brasileiro.
⚔️ Juntos no Santos? Os confrontos entre Neymar e Sampaoli
🔰 Sampaoli no Santos de Neymar
O Santos avançou nas negociações pelo técnico Jorge Sampaoli. O Peixe demitiu Pedro Caixinha na última segunda-feira (14) e desde então procura um novo comandante. O argentino mora atualmente no Rio de Janeiro e está sem clube. Algumas sondagens foram feitas pela diretoria do Alvinegro Praiano com Tite, Dorival Júnior e Luís Castro, mas as conversas não avançaram.

Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias