Paredão! Diego Alves revela que até Messi ‘treme’ em cobrança de pênalti
Goleiro do Valencia já pegou cobranças do argentino e também de Cristiano Ronaldo
- Matéria
- Mais Notícias
Diego Alves tornou-se ao longo dos anos um especialista na arte de defender pênaltis. Em maio de 2015, antes de se lesionar seriamente, ele pegou de Cristiano Ronaldo, no empate em 2 a 2 do Valencia com o Real Madrid. Com o feito, ele chegou a 16 no Campeonato Espanhol, tornando-se o goleiro que mais pegou penalidades na história da Primeira Divisão, juntamente com Andoni Zubizarreta.
Apesar de ser um paredão neste quesito, Diego Alves, ao LANCE!, diz que não há segredo na hora de defender pênaltis.
- Não tem um segredo. Defendi pênalti quando deixei o Atlético-MG, no Almería também. É mais uma característica minha do que um estudo. Claro que vemos algumas cobranças antes do jogo, mas não quer dizer que o jogador vai bater sempre do mesmo lado. É um pouco de característica, reflexo, agilidade, guerra psicológica... Tenho um pouco mais facilidade para resolver esse tipo de situação. Mas não quer dizer que eu vou pegar todos. Cria-se um costume de que todo pênalti deve ser defendido, o que não é bem assim. Pegar um pênalti é muito difícil.
Além de agarrar a cobrança do português, Diego Alves também já parou Messi. Pegar os pênaltis dos dois melhores do mundo deixa o brasileiro lisonjeado, mas ele garante que não há uma tática.
- Não tenho tática. Cada jogador tem uma característica de chutar, fazem o movimento diferente. É claro que quando você defende o pênalti deles, acaba ficando mais em evidência, pois eles são os melhores do mundo, mas fico mais contente quando é para uma vitória do time ou para dar um gás e tentar reverter uma situação em campo. Isso é o mais importante. Nunca pensei em chegar em um número tão longe de defesas. Aconteceu naturalmente - comenta o arqueiro, revelando que nunca provocou nenhum deles:
- Provocar mesmo, não. Eu converso. Levo como uma guerra psicológica. O batedor está nervoso, você está tentando ter a intuição do que ele vai fazer. No final das contas, tem que lidar com esse momento. Falar alguma coisa para tentar distrair o cobrador, para que ele perca a concentração. Tento usar esse tipo de situação para me favorecer. Às vezes dá certo, outras não dão. Depende do jogador. Acho importante poder mexer com o psicológico dele ali na hora.
Entendedor do assunto, Diego Alves comentou que sente quando um jogador está nervoso ou ansioso para bater um pênalti.
- Dá para perceber. Mas na hora do pênalti, não há 100% de certeza do que ele vai fazer. O mais importante é tentar desconcentrá-lo para ter essa intuição para poder fazer a defesa. No futebol de hoje, o goleiro precisa usar todas as armas para poder impedir que o atacante vá com facilidade para a cobrança - disse Diego Alves, admitindo que até Lionel Messi fica nervoso.
- Não parece, mas a gente sabe que passa aquele friozinho na barriga. Depende do jogo, do resultado, do tempo. Tem um monte de situação que influencia. Acredito que seja importante jogar com isso. Tem jogador que não aparenta, mas que por dentro está com aquela dúvida na cabeça. E às vezes uma palavra que você fala pode deixá-lo ainda mais em dúvida. Acho positivo fazer esse tipo de situação prevalecer para o goleiro.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias