A Croácia está classificada para a Copa do Mundo de 2022. Neste domingo, pela última rodada do Grupo H das Eliminatórias Europeias, a atual vice-campeã mundial recebeu a Rússia e venceu a seleção do leste do Velho Continente por 1 a 0. O gol foi contra do lateral-esquerdo Fedor Kudryashov, aos 35 minutos do segundo tempo. Os russos disputarão a repescagem.
SUFOCO CROATA
Jogando em casa e contando com o apoio de seu torcedor, a Croácia se lançou ao ataque desde o começo e foi quem criou as melhores oportunidades de gol. Na etapa inicial, foram dez finalizações contra nenhuma dos russos. A melhor delas foi com Brozovic, que arriscou de fora da área, e viu a bola passar perto.
+ Veja a tabela das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022
MAIS PRESSÃO
O segundo tempo teve o mesmo ritmo da etapa inicial, com a Croácia indo para cima e buscando o gol para abrir o marcador. De cabeça, Kramaric teve boa chance, mas parou em defesa do goleiro Safanov. A Rússia não abriu mão de sua proposta, abdicou do ataque e tentou se defender para conseguir o empate.
GOL CONTRA
Para a Rússia, o empate era visto como vitória. E a equipe comandada por Valeriy Karpin se segurou até os 35 minutos do segundo tempo. Borna Sosa, da Croácia, cruzou da esquerda, a bola atravessou toda a área e bateu no lateral-esquerdo russo Fedor Kudryashov para morrer no próprio gol. Na sequência, a Rússia, que só tinha finalizado uma vez no jogo, se lançou ao ataque desesperadamente, mas sem eficiência para empatar.
SITUAÇÃO
Com a vitória, a Croácia chegou aos 23 pontos e ultrapassou a Rússia, que termina as Eliminatórias Europeias com 22 pontos. Ainda no Grupo H, Eslováquia e Eslovênia ficaram com 14 pontos, enquanto Malta e Chipre fecham a chave com apenas cinco pontos.
+ Xavi fica entre os 10 técnicos mais caros da história; veja a lista das contratações mais altas
SEQUÊNCIA
Com a vaga garantida, a Croácia espera pelo sorteio da Fifa, que definirá os grupos da Copa do Mundo do Qatar no dia 1º de abril de 2022, em Doha. A Rússia, que disputará a repescagem, ainda não sabe quem será seu adversário. Os jogos deverão ocorrer em junho do próximo ano.